Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Sábado (02/07/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária da 13ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 2 de julho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Amós 9,11-15)

Leitura do livro de Amós.

9 11 “Naquele dia, levantarei a cabana arruinada de Davi, repararei as suas brechas, levantarei as suas ruínas, e a reconstruirei como nos dias antigos, 12 para que herdem o que resta de Edom, e de todas as nações sobre as quais o meu nome foi invocado – oráculo do Senhor, que executará estas coisas.

13 Eis que vêm dias – oráculo do Senhor – em que seguirão de perto o que planta e o que colhe, o que pisa os cachos e o que semeia; o mosto correrá pelas montanhas, todas as colinas se derreterão.

14 Restaurarei então o meu povo de Israel; reconstruirão as cidades devastadas e as habitarão; plantarão vinhas e beberão o seu vinho, cultivarão pomares e comerão os seus frutos.

15 Implantá-los-ei no seu solo, e não serão mais arrancados da terra que lhes dei” – oráculo do Senhor, teu Deus.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 84/85

O Senhor anunciará a paz para o seu povo!

– Quero ouvir o que o Senhor irá falar:

É a paz que ele vai anunciar;

A paz para o seu povo e seus amigos,

Para os que voltam ao Senhor seu coração.

– A verdade e o amor se encontrarão,

A justiça e a paz se abraçarão;

Da terra brotará a fidelidade,

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

E a justiça olhará dos altos céus.

– O Senhor nos dará tudo o que é bom,

E a nossa terra nos dará suas colheitas;

A justiça andará na sua frente

E a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 9,14-17)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

9 14 Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: “Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?”

15 Jesus respondeu: “Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.

16 Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior.

17 Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Você quer ser livre? Você quer descobrir a verdadeira liberdade em sua vida? Certamente você faz. Mas o que isso significa? E como obtê-lo?

A liberdade é para o que nós somos feitos. Somos feitos para sermos livres para viver a vida ao máximo e experimentar as insondáveis ​​alegrias e bênçãos que Deus deseja nos conceder. Mas muitas vezes temos uma concepção errônea do que é a verdadeira liberdade. A liberdade, mais do que qualquer outra coisa, é uma experiência da alegria de ter o Esposo conosco. É a alegria das bodas do Senhor. Fomos feitos para celebrar nossa unidade com Ele por toda a eternidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

No Evangelho de hoje, Jesus afirma claramente que os convidados do casamento não podem chorar enquanto o noivo estiver com eles. No entanto, “virão dias em que o noivo lhes será tirado, e então jejuarão”.

É útil observar a relação entre jejum e liberdade. A princípio, isso pode parecer uma combinação estranha. Mas se o jejum for bem entendido, será visto como um caminho para a gloriosa dádiva da verdadeira liberdade.

Há momentos em nossas vidas em que “o Noivo é levado embora”. Isso pode se referir a muitas coisas. Uma coisa a que se refere particularmente são os momentos em que experimentamos a sensação da perda de Cristo em nossas vidas. Isso certamente pode vir como resultado de nosso próprio pecado, mas também pode vir como resultado de nos aproximarmos de Cristo. No primeiro caso, o jejum pode ajudar a nos libertar dos muitos apegos pecaminosos que temos na vida. O jejum tem o potencial de fortalecer nossa vontade e purificar nossos desejos. No segundo caso, há momentos em que estamos nos aproximando muito de Cristo e, como resultado, Ele esconde Sua presença de nossas vidas. Isso pode parecer estranho no começo, mas é feito para que O busquemos ainda mais. Neste caso, também, o jejum pode se tornar um meio de aprofundar nossa fé e compromisso com Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

O jejum pode assumir muitas formas, mas, no fundo, é simplesmente um ato de abnegação e auto-sacrifício por Deus. Ela nos ajuda a superar desejos terrenos e carnais para que nossos espíritos possam desejar Cristo mais plenamente.

Reflita, hoje, em quão profundamente você deseja Cristo em sua vida. Se você perceber que existem outros desejos concorrentes que tendem a abafar Cristo, considere oferecer atos de jejum e outras formas de abnegação. Faça-lhes pequenos sacrifícios para Deus e você verá os bons frutos que eles produzem.

Oração do Dia

Meu Senhor sacrificial, desejo-Te em minha vida acima de todas as coisas. Ajuda-me a ver as coisas que competem por Teu amor e a oferecer sacrifícios para que minha alma se purifique e viva na liberdade que Tu desejas para mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *