Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (04/07/2022)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária da 14ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 4 de julho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Os 2, 16. 17b-18. 21-22)

Leitura da Profecia de Oseias

Assim fala o Senhor: 16“Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.

18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

— Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 144)

Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (21/04/2024)

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 9, 18-26)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Mateus

Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele.25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus realizou muitos milagres. Ele subjugou as leis da natureza uma e outra vez. Nesta passagem do Evangelho, Ele vence a morte trazendo esta menina de volta à vida. E Ele faz isso de tal maneira que parece ser bastante normal e fácil para Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

É perspicaz refletir sobre a abordagem de Jesus aos milagres que Ele realizou. Muitos ficaram maravilhados e chocados com Seu poder milagroso. Mas Jesus parece fazer isso como uma parte normal do Seu dia. Ele não dá muita importância a isso e, de fato, muitas vezes diz às pessoas para manterem Seus milagres em silêncio.

Uma coisa óbvia que isso nos revela é que Jesus tem poder completo sobre o mundo físico e todas as leis da natureza. Somos lembrados nesta história que Ele é o Criador do Universo e a fonte de tudo o que existe. Se Ele pode criar todas as coisas simplesmente desejando, Ele pode facilmente recriar e transformar as leis da natureza por Sua vontade.

Compreender a verdade completa de Sua autoridade completa sobre a natureza também deve nos dar confiança em Sua autoridade completa sobre o mundo espiritual e tudo o que compõe nossas vidas. Ele pode fazer todas as coisas e pode fazer todas as coisas facilmente.

Se pudermos chegar a uma fé profunda em Seu poder onipotente, e também chegar a uma compreensão clara de Seu amor perfeito e conhecimento perfeito de nós, estaremos em condições de confiar nEle em um nível que nunca soubemos ser possível. Por que não confiamos completamente naquele que pode fazer todas as coisas e nos ama perfeitamente? Por que não confiamos naquele que sabe tudo sobre nós e deseja apenas o nosso bem? Devemos confiar Nele! Ele é digno dessa confiança, e nossa confiança liberará Seu poder onipotente em nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Reflita, hoje, sobre duas coisas. Primeiro, você entende a profundidade do Seu poder? Segundo, você sabe que Seu amor O compele a usar esse poder para o seu bem? Conhecer e acreditar nessas verdades mudará sua vida e permitirá que Ele realize milagres da graça.

Oração do Dia

Senhor de todo poder e amor, eu acredito em Sua autoridade absoluta sobre todas as coisas e Sua autoridade completa sobre minha vida. Ajuda-me a confiar em Ti e a confiar no Teu amor por mim. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *