Liturgia Diária – São Timóteo e São Tito, bispos, Quinta-feira (26/01/2023)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Salmo do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Tm 1,1-8)

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

2ª Opção:

Primeira Leitura (Tt 1,1-5)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 95(96)

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 10,1-9)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4,18)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que passagem fascinante no Evangelho de hoje! O que significa esta passagem? Embora muitos tenham oferecido vários comentários sobre o significado desta linha, vamos nos voltar para o Catecismo da Igreja Católica para algumas dicas:

Na presença de Cristo, que é a própria Verdade, será revelada a verdade da relação de cada homem com Deus. O Juízo Final revelará até as últimas consequências o bem que cada um fez ou deixou de fazer durante a sua vida terrena… (Catecismo nº 1039).

Esta passagem vem da seção sobre “O Juízo Final” em vez de “O Juízo Particular”. O Juízo Particular virá para todos nós no momento de nossa passagem deste mundo. Será uma prestação de contas de nossos pecados e virtudes diante de Deus de forma pessoal e privada. Mas o Juízo Final virá no fim dos tempos e deve ser visto como um julgamento universal sobre todos de uma forma muito definitiva e pública. Assim, esta linha do Catecismo parece sugerir que nossas boas e más ações serão reveladas para todos verem.

Se a passagem da Escritura acima, bem como a passagem do Catecismo, forem devidamente interpretadas como significando que durante o Juízo Final até mesmo nossos pecados mais profundos, incluindo aqueles que foram perdoados através do Sacramento da Confissão, serão manifestados para todos verem, essa ideia pode, a princípio, ser um pouco assustadora. Mas não deveria ser. Deve ser libertador.

Se todas as ações de nossas vidas, boas e más, forem manifestadas para todos verem no Juízo Final, então isso resultará em uma coisa e apenas uma coisa para aqueles que estão no céu: a glória de Deus e muita alegria! Em outras palavras, se Deus revela cada pecado que cometemos, Ele também revelará nosso arrependimento desses pecados, a purificação que suportamos e o perdão que recebemos. Portanto, aqueles que compõem a Comunhão dos Santos não nos olharão com julgamento; ao contrário, eles glorificarão a Deus da mesma forma que glorificamos a Deus e agradecemos a Ele por Sua abundante misericórdia e perdão. Devemos sempre nos lembrar de Seu perdão e nos regozijar continuamente com esse fato. Portanto, se tudo realmente se manifestar, então será para que todos possamos nos regozijar juntos na incrível misericórdia de Deus e possamos nos olhar com gratidão por tudo o que Deus fez pelo outro.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a possibilidade desse momento glorioso. Imagine a liberdade que você experimentará ao permitir que Deus compartilhe os pecados mais profundos e as virtudes mais profundas de sua vida com todos os que compartilham o Céu com você. A vergonha vai embora. O julgamento terá desaparecido. Só alegria e gratidão permanecerão. Que momento glorioso será!

Oração do Dia

Meu glorioso Juiz, agradeço-Te por Tua misericórdia e perdão em minha vida. Eu Te agradeço por me libertar de todo pecado. Por favor, continue a purificar minha alma e me liberte até mesmo do apego a todo pecado. Que eu nunca esqueça tudo o que você fez por mim, e que sua misericórdia se torne a causa de minha alegria eterna e de sua glória eterna. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *