Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (08/07/2022)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária da 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 8 de julho de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Oseias 14, 2-10)

Leitura da profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 14 2 “Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: ‘Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.

3 O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão’.

4 Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles)’.

5 Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo.

6 Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.

7 (Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano.

8 Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.

9 Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 50/51

Minha boca anunciará vosso louvor!

– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!

Na imensidão de vosso amor, purificai-me!

Lavai-me todo inteiro do pecado

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

e apagai completamente a minha culpa!

– Mas vós amais os corações que são sinceros,

Na intimidade me ensinais sabedoria.

Aspergi-me e serei puro do pecado,

E mais branco do que a neve ficarei.

– Criai em mim um coração que seja puro,

Dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face

Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

– Dai-me de novo a alegria de ser salvo

E confirmai-me com espírito generoso!

Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,

e minha boca anunciará vosso louvor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 10,16-23)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 16 “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.

17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.

18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.

19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.

20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.

21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.

22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Imagine-se sendo um seguidor de Jesus na época em que Ele estava pregando. Imagine que há muito entusiasmo sobre Ele e grandes esperanças de que Ele será o novo Rei e o Messias. Haveria muita esperança e entusiasmo sobre o que está por vir.

Mas então, do nada, Jesus dá este sermão. Ele diz que Seus seguidores serão perseguidos e açoitados e que essa perseguição continuará repetidamente. Isso deve ter feito Seus seguidores pararem e questionarem seriamente Jesus e se perguntarem se valeu a pena segui-Lo.

A perseguição aos cristãos tem estado viva ao longo dos tempos. Aconteceu em todas as épocas e em todas as culturas. Ele continua viva hoje. Então o que fazemos com isso? Como respondemos?

Muitos cristãos podem cair na armadilha de pensar que o cristianismo é simplesmente “se dar bem”. É fácil acreditar que, se formos amorosos e gentis, todos também nos amarão. Mas não foi isso que Jesus disse.

Jesus deixou claro que a perseguição fará parte da Igreja e que não devemos nos surpreender quando isso acontecer conosco. Não devemos nos surpreender quando aqueles dentro de nossa cultura pisam em nós e agem maliciosamente. Quando isso acontece, é fácil para nós perder a fé e desanimar. Podemos desanimar e sentir vontade de transformar nossa fé em uma vida oculta que vivemos. É difícil viver nossa fé abertamente sabendo que a cultura e o mundo não gostam disso e não aceitam.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Os exemplos estão ao nosso redor. Tudo o que temos a fazer é ler as notícias seculares para ficarmos cientes de uma crescente hostilidade em relação à fé cristã. Por esse motivo, precisamos acatar as palavras de Jesus hoje mais do que nunca. Precisamos estar cientes de Sua advertência e ter esperança em Sua promessa de que Ele estará conosco e nos dará as palavras para dizer quando precisarmos. Mais do que tudo, esta passagem nos chama à esperança e confiança em nosso Deus amoroso.

Reflita, hoje, em como você está pronto e disposto a enfrentar a hostilidade do mundo. Você não deve reagir com hostilidade semelhante, mas deve se esforçar para ter coragem e força para suportar toda e qualquer perseguição com a ajuda, força e sabedoria de Cristo.

Oração do Dia

Senhor de força perfeita, dá-me força, coragem e sabedoria enquanto vivo minha fé em um mundo hostil a Ti. Que eu responda com amor e misericórdia diante da dureza e do mal-entendido. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *