Liturgia Diária – Santa Cecília, virgem e mártir – Memória, Sexta-feira (22/11/2024)
Liturgia Diária de Sexta-feira, 22 de novembro de 2024.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ap 10,8-11)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9 Eu fui até ao anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 10 Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11 Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 118 (119)
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!
— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!
— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 19,45-48)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45 Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46 E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47 Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48 Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Jesus tinha acabado de entrar em Jerusalém para a próxima festa da Páscoa. Ele chegou àquela cidade santa e voltou no dia seguinte e entrou na área do Templo. Ao testemunhar a corrupção daqueles que vendiam animais para os sacrifícios do Templo, Jesus respondeu com uma pregação fervorosa na tentativa de limpar o Templo desta corrupção. Ele citou o profeta Isaías e gritou: “Está escrito: Minha casa será uma casa de oração, mas vocês fizeram dela um covil de ladrões”. O Evangelho de Lucas assinala a reação dos principais sacerdotes, dos escribas e dos líderes do povo. Eles estavam “procurando matá-lo”. No entanto, como relata ainda o Evangelho, “eles não conseguiram encontrar nenhuma maneira de cumprir o seu propósito, porque todo o povo se apegava às suas palavras”.
É importante considerar esta passagem dentro de seu contexto. As palavras que Jesus falou eram palavras que procuravam limpar o Templo da corrupção. Com a aprovação dos sacerdotes do templo, que se beneficiavam do imposto do templo, havia muitas pessoas que usavam a prática da adoração divina para obter lucro egoísta, transformando o Templo num mercado. Jesus podia ver isso claramente, e muitas pessoas também teriam sentido a corrupção dessas práticas. Embora precisassem comprar animais para os sacrifícios rituais e para a refeição da Páscoa, muitos deles provavelmente ficaram perturbados com esse abuso. Portanto, ao falar com fervor e condenação, Jesus irritou os responsáveis pela corrupção, mas deixou o povo com consolo. Portanto, eles estavam “agarrados às suas palavras”.
O Evangelho é sempre consolador e, para quem está aberto, leva-o a agarrar-se a cada palavra que é dita. Refresca e revigora, esclarece e motiva. Normalmente, quando pensamos no Evangelho, pensamos em palavras gentis e convidativas – palavras de misericórdia para o pecador e compaixão para aqueles que estão lutando. Mas às vezes a pura mensagem do Evangelho de nosso Senhor ataca ferozmente o pecado e o mal. E embora isto possa ser chocante para os malfeitores, para aqueles que têm fé pura, estas palavras também revigoram e fortalecem.
Hoje, precisamos da mensagem completa do Evangelho. Muitos precisam de ouvir o gentil convite de Jesus à conversão, através do qual os seus pesados fardos são aliviados. Mas muitos outros precisam ouvir Suas firmes palavras de condenação. E a Igreja como um todo precisa que ambas as mensagens sejam proclamadas se quisermos participar plenamente no ministério apostólico de nosso Senhor. Somente nosso Senhor tem o direito de condenar, castigar e chamar outros ao arrependimento. Mas todos somos chamados a participar nesta missão do Senhor. E embora não tenhamos o direito de julgar o coração dos outros, quando vemos o mal objetivo e a desordem em nosso mundo e até mesmo em nossa Igreja, devemos clamar com nosso Senhor: “Minha casa será uma casa de oração, mas você fez dele um covil de ladrões.” E quando ouvimos as palavras santas e inspiradas dos mensageiros de Deus que proclamam a verdade com ousadia e coragem e chamam outros ao arrependimento, isso deve inspirar-nos, revigorar-nos e consolar-nos à medida que nos vemos dependentes de cada palavra deles.
Reflita, hoje, sobre as mensagens do Evangelho que precisam ser pregadas em nossos dias e que são inspiradas por Deus e também fervorosamente dirigidas à corrupção no mundo e até mesmo dentro da nossa Igreja. Permita-se apoiar essa pregação sagrada e ser inspirado por ela. Apegue-se a estas palavras sagradas dos profetas de Deus hoje. Ao fazê-lo, Deus irá protegê-los e inspirá-los a continuar a Sua santa missão de purificação.
Oração do Dia
Meu Senhor purificador, a corrupção dentro do nosso mundo, e às vezes até dentro da nossa Igreja, requer a Tua santa pregação e ação purificadora. Por favor, envie Seus mensageiros aos necessitados para que todos possam ser purificados como Tu purificou o Templo. Que eu possa participar desta missão da maneira como Tu me chamas, e que eu sempre me apegue a cada palavra dita pelo Teu coração misericordioso e fervoroso de amor. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.
O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.
Sobre o Autor
0 Comentários