Liturgia Diária – 16ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (20/07/2022)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 16ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 20 de julho de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Jeremias 1,1.4-10)

Início do livro do profeta Jeremias.

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. 6Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. 9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 70/71

Minha boca anunciará vossa justiça.

– Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:

que eu não seja envergonhado para sempre!

Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!

Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

– Sede uma rocha protetora para mim,

um abrigo bem seguro que me salve!

Porque sois a minha força e meu amparo,

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

† o meu refúgio, proteção e segurança!

Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

– Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,

em vós confio desde a minha juventude!

Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,

desde o seio maternal, o meu amparo.

– Minha boca anunciará todos os dias

vossa justiça e vossas graças incontáveis.

Vós me ensinastes desde a minha juventude,

e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 13,1-9)

Aleluia, aleluia, aleluia.

A semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos ouça!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Os “ouvidos” de que Jesus fala são muito mais do que nossos ouvidos físicos. Ele está falando de nossas vidas interiores através das quais somos capazes de ouvir, compreender, aceitar e escolher Sua santa vontade. Ele fala Sua Palavra para nós de muitas maneiras. A questão a ser ponderada é se estamos ou não ouvindo e estamos prontos para permitir que Sua Palavra seja absorvida. Somente por uma atenção à Sua Palavra podemos abraçar Sua vontade.

Nossas almas devem ser como solo fértil. Esta é uma imagem familiar das Escrituras, mas é uma imagem que vale a pena gastar muito tempo em meditação. Solo rico em nossas almas não é fácil de obter. É muito mais fácil ser solo seco, espinhoso, rochoso e pouco acolhedor. Mas cultivar dentro de nós uma verdadeira riqueza e um solo fértil requer muito cuidado e atenção. Como isso é feito?

Um dos lugares mais importantes para começar, para criar um solo rico em nossas almas, é lutar pela verdadeira humildade. Humildade é, em última análise, ver a verdade de quem somos e, especificamente, ver a necessidade da graça de Deus em nossas vidas. A humilde admissão de que somos impotentes sem a graça de Deus é essencial para criar um solo rico em nosso interior.

A partir daí, devemos chegar a um ponto de total confiança em Deus. Quando primeiro nos humilharmos e reconhecermos nossa total necessidade de Deus, estaremos em condições de confiar Nele quando Ele falar. E quando Ele falar, ouviremos e obedeceremos com alegria. Só então o bom fruto de Sua misericórdia pode ser derramado em nossas vidas e, através de nós, na vida dos outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Reflita, hoje, sobre sua vida interior. O que é aquilo? É mais como um solo rochoso seco? Ou você procura regularmente nutrir sua alma e prepará-la para receber a santa Palavra de Deus? Busque criar uma disposição fecunda em seu interior e o Senhor cuidará de dar bons frutos em sua vida.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira riqueza, ajuda-me a tornar-me solo verdadeiramente fértil para a Tua santíssima Palavra. Que eu receba tudo o que Você fala e que a semente da fé seja plantada profundamente. Ajude esta fé a crescer e a produzir as bênçãos que Você deseja conceder. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *