Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 16ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (21/07/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 16ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 21 de julho de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia, Salmo e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Jeremias 2,1-3.7-8.12-13)

Leitura do livro do profeta Jeremias.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida, dizendo: 2“Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém. Isto diz o Senhor: Lembro-me de ti, da afeição da jovem, do amor da noiva, de quando me seguias no deserto, numa terra inculta. 3Israel, consagrado ao Senhor, era como as primícias de sua colheita; todos os que dele comiam pecavam; males caíam sobre eles”, diz o Senhor. 7“Eu vos introduzi numa terra de pomares, para que gozásseis de seus melhores produtos, mas, apenas chegados, contaminastes o país e tornastes abominável minha herança. 8Os sacerdotes nem perguntaram onde está o Senhor. Os versados na Lei não me reconheceram e os chefes do povo voltaram-me as costas, os profetas profetizaram em nome de Baal e correram atrás de coisas que para nada servem. 12Ó céus, espantai-vos diante disso, enchei-vos de grande horror”, diz o Senhor. 13“Dois pecados cometeu meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e preferiu cavar cisternas, cisternas defeituosas que não podem reter água”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 36/36

Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

– Vosso amor chega aos céus, ó Senhor,

chega às nuvens a vossa verdade.

Como as altas montanhas eternas

é a vossa justiça, Senhor.

Leia mais:  Evangelho do Dia - quarta-feira, 25/11/2020

– Quão preciosa é, Senhor, vossa graça!

† Eis que os filhos dos homens se abrigam

sob a sombra das asas de Deus.

Na abundância de vossa morada,

eles vêm saciar-se de bens.

Vós lhes dais de beber água viva

na torrente das vossas delícias.

– Pois em vós está a fonte da vida,

e em vossa luz contemplamos a luz.

Conservai aos fiéis vossa graça,

e aos retos, a vossa justiça!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 13,10-17)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Sábado, 2ª Semana da Páscoa, 17/04/2021

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Isso parece justo? À primeira vista, pode não ser. Por que Jesus prometeria mais aos que têm mais e menos aos que não têm? Isso vai ao cerne do mistério da graça e do mistério do Reino dos Céus!

Em primeiro lugar, vemos que Jesus falou em parábolas às multidões, mas falou clara e diretamente aos seus discípulos. Jesus explica que isso é “porque o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus foi concedido a vocês, mas a eles não foi concedido”. Então, por essa razão, Jesus fala em linguagem velada ao falar para as grandes multidões.

Para falar claramente aqui, o que Jesus está dizendo é que algumas pessoas são simplesmente mais abertas à verdade do que outras. Quando alguém não está aberto, Jesus é limitado e, portanto, deve falar em parábolas. Um dos objetivos de uma parábola é fazer alguém pensar. É uma maneira de atraí-los para que possam envolver suas mentes com a Palavra que foi falada.

Quando alguém está aberto à Verdade, como os discípulos, Jesus é capaz de levantar o véu e falar clara, profunda e belamente sobre os mistérios do Reino dos Céus. Este deve ser o nosso objetivo. Devemos procurar ser aqueles que “entendem”. Devemos procurar entender tudo o que Jesus fala e crer de todo o coração. Na verdade, uma vez que começamos a acreditar e, subsequentemente, vivemos o que passamos a acreditar, iniciaremos uma maravilhosa jornada de fé e compreensão que nunca sabíamos que existia antes.

Leia mais:  Evangelho do Dia - sexta-feira, 05/02/2021

É isso que Jesus quer dizer quando diz: “a quem tem, mais será dado”. A vida de graça é tal que, uma vez que comecemos a aceitar tudo o que é verdadeiro e permitir que transforme nossas vidas, receberemos exponencialmente mais do que imaginamos. E, por outro lado, quando nos recusamos a ouvir e entender, até mesmo a pouca fé e compreensão que temos se transformará lentamente em confusão.

Reflita, hoje, em como você está aberto à Palavra de Deus e tudo o que Deus quer dizer a você. Procure ouvir e entender. Se você fizer isso, descobrirá que há uma vida gloriosa de graça esperando para ser derramada sobre você com força total.

Oração do Dia

Senhor de toda graça, eu quero te conhecer. Eu quero buscá-lo e descobrir tudo o que você tem a dizer. Ajuda-me a voltar-me para Ti em todas as coisas e a crescer continuamente na vida de fé. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.