Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Sábado (02/04)

Liturgia Diária de sábado, 2 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 11,18-20)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”.

20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 7)

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!

— Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniquidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-Justiça, vós que sondais os nossos rins e corações.

— O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 7,40-53)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”

43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”

46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”

50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Os guardas e muitos outros ficaram maravilhados com Jesus, maravilhados com as palavras que Ele falou. Esses guardas foram enviados para prender Jesus por ordem dos principais sacerdotes e fariseus, mas os guardas não conseguiram prendê-lo. Eles ficaram impotentes diante do “fator de temor” que Jesus desfrutou.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Quando Jesus ensinava, havia algo comunicado além de Suas palavras. Sim, Suas palavras foram poderosas e transformadoras, mas também foi a maneira como Ele falou. Foi difícil explicar, mas é claro que, quando Ele falou, Ele também comunicou um poder, uma calma, uma convicção e uma presença. Ele comunicou Sua Presença Divina e foi inconfundível. As pessoas simplesmente sabiam que esse homem Jesus era diferente de todos os outros e se apegavam a cada palavra Dele.

Deus ainda se comunica conosco dessa maneira. Jesus ainda nos fala com esse “fator de admiração”. Nós simplesmente precisamos estar atentos a isso. Devemos nos esforçar para estar atentos às formas que Deus fala de forma clara e convincente, com autoridade, clareza e convicção. Pode ser algo que alguém diz, ou pode ser uma ação de outra pessoa que nos toca. Pode ser um livro que lemos ou um sermão que ouvimos. Seja qual for o caso, devemos procurar esse fator de admiração porque é lá que encontraremos o próprio Jesus.

Curiosamente, esse fator de admiração também atraiu críticas extremas. Aqueles com uma fé simples e honesta responderam bem, mas aqueles que eram egocêntricos e cheios de justiça própria responderam com condenação e raiva. Eles estavam claramente com ciúmes. Eles até criticaram os guardas e outros que ficaram impressionados com Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

Reflita, hoje, sobre as maneiras pelas quais Deus o deixou maravilhado com Sua mensagem e Seu amor. Busque Sua voz de convicção e clareza. Sintonize-se com a maneira como Deus está tentando se comunicar e não dê atenção ao ridículo e à crítica que você pode experimentar quando procura seguir Sua Voz. Sua Voz deve vencer e atrair você para que você possa saborear tudo o que Ele deseja dizer.

Oração do Dia

Meu mais inspirador Senhor, que eu esteja atento à Sua inconfundível Voz e à autoridade com a qual Você fala. Que eu me surpreenda com tudo o que você deseja dizer. E enquanto te escuto, querido Senhor, dá-me a coragem de responder com fé, independentemente da reação dos outros. Eu te amo, querido Senhor, e desejo estar paralisado em cada palavra tua, ouvindo com admiração e temor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.