Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (01/04)

Liturgia Diária de sexta-feira, 1 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Sb 2,1a.12-22)

Leitura do Livro da Sabedoria.

1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.

13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis.

16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovaremos o que vai acontecer com ele.

18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 33)

— Do coração atribulado está perto o Senhor.

— O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

Leia mais:  Liturgia Diária – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor (29/03/2024)

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

— Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.

25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.

28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.

30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes, quanto mais familiarizados estamos com alguém, mais difícil é realmente ver sua bondade e a presença de Deus em suas vidas. Muitas vezes, somos tentados a olhar para eles e presumir que “sabemos tudo sobre eles”. Como resultado, o que muitas vezes podemos fazer é simplesmente destacar suas falhas e fraquezas em nossas mentes e vê-las apenas através das lentes dessas falhas e fraquezas.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Foi o que aconteceu com Jesus. Quando Jesus subiu para a Festa Judaica dos Tabernáculos, havia alguns ali que O conheciam. Eles provavelmente O conheciam como esse filho comum de um carpinteiro. Talvez fossem até de Sua cidade natal. Como resultado dessa familiaridade com Jesus, eles imediatamente duvidaram que Ele pudesse ser o Messias. Mas eles estavam, é claro, muito enganados.

Isso apresenta uma grande lição para nós. É a lição de julgar e criticar demais os outros que conhecemos bem. Quanto mais soubermos sobre alguém, mais estaremos cientes de suas falhas e fraquezas. E se não formos cuidadosos, focaremos nessas qualidades e não nas boas qualidades que Deus quer que vejamos.

Foi o que aconteceu com Jesus. Não, Ele não tinha nenhuma má qualidade real. Ele era perfeito. Mas provavelmente havia muitas partes de Sua vida que convidavam ao falso julgamento e crítica de outros. Sua autoconfiança, a autoridade que Ele manifestou em Seu ensino, a extraordinária compaixão que Ele tinha para com os pecadores, etc., eram qualidades excepcionais que alguns não conseguiam entender. E, como resultado, eles escolheram ser críticos. “Sabemos de onde Ele é”, disseram eles. Em outras palavras, eles não achavam que alguém que eles conheciam pudesse ser cheio de grandeza.

O que você pensa sobre aqueles ao seu redor? O que você pensa sobre as pessoas mais próximas a você? Você é capaz de ver além de qualquer fraqueza aparente que eles tenham e ver a mão de Deus em ação? Você é capaz de ver além da superfície e ver o valor e a dignidade de suas vidas? Quando você puder ver a bondade dos outros, apontá-la e ser grato por isso, você estará realmente vendo e amando a bondade manifesta de Deus. Deus está vivo e ativo em cada alma ao seu redor. É sua responsabilidade ver essa bondade e amá-la. Isso exige verdadeira humildade de sua parte, mas, no final, é uma maneira de amar a Deus em seu meio.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Reflita, hoje, sobre como você olha para aqueles que estão mais próximos de você e passe algum tempo tentando refletir sobre as maneiras pelas quais Deus está vivo em suas vidas. Se você fizer isso, estará amando a Deus em seu próprio meio.

Oração do Dia

Meu Senhor sempre presente, eu te amo. Ajude-me a ver e amar você nos outros. E ajude-me a livrar-me de qualquer tentação que eu tenha de julgar e ser humildemente atraído pela bondade de todos os Seus filhos e filhas. Eu te amo, querido Senhor, que eu também te ame nos outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.