Liturgia Diária – 24ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (18/09/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 18 de setembro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 12,31-13,13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, 31 Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1 Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2 Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3 Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4 A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5 não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6 não se alegra com a iniquidade, mas regozija-se com a verdade. 7 Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8 A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9 Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10 Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12 Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13 Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 32 (33)

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 7,31-35)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 31 “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33 Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Eclesiastes 3 é uma leitura muito popular para funerais. Diz: “Há um tempo determinado para tudo, e um tempo para cada assunto debaixo dos céus. Tempo de dar à luz e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar a planta… Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de chorar e tempo de dançar.” Esta leitura é consoladora para quem está de luto num funeral porque a vida é repleta de emoções e experiências diferentes. Quando os presentes num funeral pensarem no seu ente querido, recordarão tanto os bons como os maus momentos, as tristezas e as alegrias. Isso ajuda a lembrá-los de que, embora o funeral seja um momento de tristeza, as alegrias virão no futuro. Este é o ritmo natural da vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

No nosso Evangelho de hoje, Jesus desafiou aqueles que não conseguiram ter a resposta humana adequada no momento certo. “Tocamos flauta para você, mas você não dançou. Cantamos uma canção fúnebre, mas você não chorou.” A imagem de tocar uma flauta e cantar uma canção fúnebre e a subsequente incapacidade de dançar e chorar revela uma certa desconexão que muitas pessoas tinham com João Batista e com o próprio Jesus durante seus ministérios. Ao comentar esta passagem, Santo Agostinho diz que a pregação de João Batista era como uma endecha que chamava as pessoas ao “choro” do arrependimento. Contudo, quando ele pregou, houve muitos que não responderam com o arrependimento apropriado. Quando Jesus veio, Ele pregou e deu testemunho da nova vida de graça que Ele veio conceder. Embora alguns O ouvissem e respondessem, houve muitos que não o fizeram. A mensagem de Jesus era como a música da flauta que deveria inspirar as pessoas a “dançar”. Mas muitos não responderam com a alegria que foram convidados a experimentar e viver através da Sua mensagem e graça transformadora.

Na verdade, existe um tempo determinado para tudo e para todos os assuntos debaixo do céu. A missão que nos foi dada é estar atentos àquilo que Deus nos fala em cada momento da nossa vida. Às vezes devemos “chorar” olhando honestamente para os nossos pecados, experimentar o horror desses pecados e rejeitá-los apaixonadamente. Outras vezes “dançaremos” quando Deus nos convida à sua graça consoladora e nos pede para ver claramente o seu amor misericordioso. Nesses momentos somos convidados a ser profundamente gratos e a expressar essa gratidão de toda a alma.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

Reflita hoje sobre o chamado que lhe foi dado para viver de maneira ordenada. Faça isso considerando o quão atencioso você é com as pessoas ao seu redor. A atenção da sua caridade ajuda você a ver a dor no coração daqueles que sofrem? Você se sente compelido a oferecer-lhes um ouvido compassivo e um coração misericordioso? Quando outras pessoas experimentam as alegrias da vida, você consegue compartilhar essa alegria com elas? Você pode fazer isso plenamente, sem ciúme ou inveja de qualquer espécie? Quando Deus o inspira a algum ato de conversão e concede alguma graça, você escuta e obedece prontamente, respondendo da maneira mais adequada? Nossas almas devem tornar-se sensíveis aos sussurros da graça e responder de acordo. Procure ter uma alma bem ordenada para que você viva e experimente a vida que Deus coloca diante de você todos os dias de acordo com Sua perfeita vontade.

Oração do Dia

Senhor, Tua alma estava perfeitamente ordenada, respondendo sempre com perfeição à vontade do Pai. Você foi firme quando o amor o exigiu, corajoso diante das dificuldades, misericordioso com o pecador arrependido e alegre com a conversão de todos. Por favor, ajude-me a estar sempre atento aos sussurros da Sua graça e a sempre responder a Ti da maneira como sou chamado. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.