Liturgia Diária – 5º Domingo da Quaresma (03/04)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de domingo, 3 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 43,16-21)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

16Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; 17que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18‘Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. 20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 125)

Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: ‘Maravilhas fez com eles o Senhor!’ Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Fl 3,8-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (21/04/2024)

10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Anúncio do Evangelho (Jo 8,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, 4disseram a Jesus: ‘Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?’ 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: ‘Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.’ 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?’ 11Ela respondeu: ‘Ninguém, Senhor.’ Então Jesus lhe disse: ‘Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem vem da história da mulher pega em adultério quando ela é arrastada até Jesus para ver se Ele apoiaria seu apedrejamento. Sua resposta é perfeita e, no final, ela fica sozinha para encontrar a terna misericórdia de Jesus.

Mas há uma linha nesta passagem que é facilmente esquecida. É a linha que diz: “…começando pelos mais velhos”. Isso revela uma dinâmica interessante dentro das comunidades humanas. De um modo geral, aqueles que são mais jovens tendem a não ter a sabedoria e a experiência que vêm com a idade. Embora os jovens possam achar difícil admitir, aqueles que viveram uma vida longa têm uma visão única e ampla da vida. Isso permite que eles sejam muito mais prudentes em suas decisões e julgamentos, especialmente quando se trata de situações mais intensas da vida.

Nesta história, a mulher é trazida diante de Jesus com um julgamento severo. As emoções são altas e essas emoções claramente obscurecem o pensamento racional daqueles que estão prontos para apedrejá-la. Jesus corta essa irracionalidade com uma declaração profunda. “Aquele de entre vós que não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.” Talvez, no início, aqueles que eram mais jovens ou mais emocionados não permitissem que as palavras de Jesus penetrassem. Provavelmente ficaram ali com pedras na mão esperando para começar a atirar. Mas então os anciãos começaram a se afastar. Isso é idade e sabedoria no trabalho. Eles foram menos controlados pela emoção da situação e imediatamente perceberam a sabedoria das palavras ditas por nosso Senhor. Como resultado, os outros seguiram.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a sabedoria que vem com a idade. Se você é mais velho, reflita sobre sua responsabilidade de ajudar a guiar a geração mais jovem com clareza, firmeza e amor. Se você é mais jovem, não deixe de confiar na sabedoria da geração mais velha. Embora a idade não seja uma garantia perfeita de sabedoria, pode ser um fator muito mais significativo do que você imagina. Esteja aberto aos mais velhos, mostre-lhes respeito e aprenda com as experiências que eles tiveram na vida.

Oração do Dia

Oração pelos jovens: Senhor, dá-me um verdadeiro respeito pelos mais velhos. Agradeço por sua sabedoria decorrente das muitas experiências que tiveram na vida. Que eu esteja aberto a seus conselhos e seja guiado por sua mão gentil.

Oração pelos mais velhos: Senhor, eu Te agradeço por minha vida e pelas muitas experiências que tive. Agradeço-Te por me ensinares através das minhas dificuldades e lutas, e agradeço-Te pelas alegrias e amores que encontrei na vida. Continue a derramar Sua sabedoria sobre mim para que eu possa ajudar a guiar Seus filhos. Que eu procure sempre dar o bom exemplo e conduzi-los segundo o Teu Coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *