Liturgia Diária – 2º Domingo da Quaresma (05/03/2023)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 2º Domingo da Quaresma, 5 de março de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura e o Evangelho do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 12, 1-4

Leitura do Livro do Gênesis:

1Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: ‘Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!’. 4E Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 32 (33)

– Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!

– Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

– No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

2ª Leitura

Segunda leitura: Timóteo 1, 8-10

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

Caríssimo: 8bSofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade. 10Esta graça foi revelada agora, pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 1-9

– Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.

– Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós (Lc 9,35):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: ‘Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.’ 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: ‘Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!’ 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: ‘Levantai-vos, e não tenhais medo.’ 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: ‘Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta não foi a primeira vez que o Filho de Deus falou com Moisés e Elias em uma alta montanha. Lembre-se de que Moisés foi chamado ao Monte Sinai (também chamado Horebe) para estar com o Senhor por quarenta dias e quarenta noites, período durante o qual o dedo de Deus inscreveu a Lei em tábuas, dadas a Moisés para dar ao povo. Durante esse tempo, os israelitas, desde a base da montanha, viram o cume consumido pelo fogo. Da mesma forma, Elias, o grande profeta, foi chamado naquela mesma montanha para encontrar o Senhor. Ele entrou em uma caverna e esperou. Elias então encontrou um vento forte e violento, um terremoto e um incêndio. Mas Deus não estava em nenhum deles. Então Elias ouviu um som leve e silencioso, um sussurro, e ele escondeu o rosto em reverência enquanto o Senhor falava com ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Na experiência da Transfiguração, que hoje meditamos, o Filho de Deus, agora encarnado, deixou resplandecer novamente a sua glória. Ao fazer isso, Ele conversou com Moisés e Elias na presença de três de Seus discípulos. Esses discípulos ficaram maravilhados, assim como Moisés e Elias ficaram durante seus primeiros encontros com Deus no Monte Sinai. Essas duas grandes figuras do Antigo Testamento agora são testemunhas do desdobramento do plano de Deus, revelando por sua presença que Jesus é o cumprimento de tudo o que lhes foi confiado para ensinar em suas vidas.

O encontro de Moisés com Deus na montanha forneceu o fundamento da Lei para o povo de Israel. Esta Lei os guiou por séculos e finalmente se cumpriu em Jesus, que transformou a Lei e a elevou a um novo nível pela graça e misericórdia. O encontro de Elias com Deus na montanha deu-lhe orientação para ungir reis para liderar o povo e para ungir Eliseu como o profeta para sucedê-lo. Elias e Eliseu pregavam continuamente ao povo, chamando-o de volta à fidelidade à aliança que Deus havia feito com eles.

No Monte da Transfiguração, Jesus preparou três novos discípulos para continuar a missão que começou por meio de Moisés e continuou por meio de Elias. Jesus deu a esses discípulos a Nova Lei de graça e misericórdia que Ele veio instituir. Aos discípulos foi confiada também a missão profética de Elias de chamar as pessoas ao arrependimento e à fidelidade à aliança.

Hoje, nosso Senhor chama todos os seus servos fiéis a uma montanha espiritual com Ele para confiar a eles a missão contínua dada a esses grandes servos de outrora. Por meio da oração, Deus manifestará Sua presença divina a cada um de nós, se estivermos dispostos a fazer essa jornada. Ao fazê-lo, Ele nos confiará Sua Nova Lei e a gravará em nossos corações. Ele nos ordenará a abraçar a perfeição do amor de Deus e a concessão de misericórdia aos outros. Ele nos confiará a missão profética de chamar os outros de volta a Deus e nos capacitará a cumprir essa missão de acordo com Sua perfeita vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre esta gloriosa cena da Transfiguração. Esta imagem nos ensina sobre todo o plano de Deus ao longo do tempo. Pondere em oração a ideia de que Jesus está convidando você a fazer a árdua jornada montanha acima da oração, autodisciplina, virtude e santidade. Ore para que seus olhos se abram para ver Sua glória e que esta experiência o inspire e fortaleça para continuar cumprindo a missão de Deus iniciada há muito tempo, até que seja concluída quando Ele voltar no fim dos tempos.

Oração do Dia

Meu Senhor Transfigurado, Você falou Sua vontade divina aos grandes líderes da antiguidade em uma alta montanha. Você também confiou sua missão aos discípulos em uma montanha sagrada. Por favor, dê-me a graça e a determinação de que também preciso para subir com Você na montanha da oração, para que me seja confiada a missão que Você me deu. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *