Liturgia Diária – 16ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (27/07/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 27 de julho de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Êxodo 19, 1-2.9-11.16-20

Leitura do Livro do Êxodo:

1No dia em que se cumpriam três meses da saída do Egito, Israel chegou ao deserto do Sinai. 2Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou ali suas tendas, defronte da montanha. 9E o Senhor falou a Moisés: ‘Virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando falar contigo, e creia sempre em ti’. 10Tendo Moisés transmitido ao Senhor as palavras do povo, O Senhor lhe disse: ‘Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã. Eles devem lavar as suas vestes, 11e estar prontos para o terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai. 16Quando chegou o terceiro dia, ao raiar da manhã, houve trovões e relâmpagos. Uma nuvem espessa cobriu a montanha, e um fortíssimo som de trombetas se fez ouvir. No acampamento o povo se pôs a tremer. 17Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de Deus, e eles pararam ao pé da montanha. 18Todo o monte Sinai fumegava, pois o Senhor descera sobre ele em meio ao fogo. A fumaça subia como de uma fornalha, e todo o monte tremia violentamente. 19O som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava e o Senhor lhe respondia através do trovão. 20bO Senhor desceu sobre o monte Sinai e chamou Moisés ao cume do monte. E Moisés subiu.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Responsório Dn 3,52.53-54.55.56-57 (R. 52b)

– A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A Vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!

– No templo santo onde refulge a vossa glória. A Vós louvor, honra e glória eternamente! E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Sede bendito, que sondais as profundezas. A Vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito no celeste firmamento. A Vós louvor, honra e glória eternamente!

– Obras todas do Senhor, glorificai-o. A Ele louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 10-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

-Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 10Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: ‘Por que tu falas ao povo em parábolas?’ 11Jesus respondeu: ‘Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

Imagine como seria se você estivesse entre aqueles que viram Jesus andar na terra e O ouviram pregar com seus próprios ouvidos. Que presente! Jesus aponta para Seus discípulos mais próximos que eles foram verdadeiramente abençoados, e de fato foram. Eles passaram dia após dia com Ele, ouvindo Suas palavras e testemunhando Seus milagres. Eles viram vidas transformadas, corações convertidos e almas salvas do pecado. O que eles tiveram o privilégio de testemunhar foi o que tantos “justos” antes deles desejavam ver e ouvir. Abraão, Moisés, todos os profetas e tantos outros ansiavam pelo dia da vinda do Messias. E esses discípulos foram abençoados por compartilhar isso.

Embora fosse glorioso estar vivo enquanto Jesus andava na Terra, de muitas maneiras somos muito mais abençoados. Hoje, continuamos tendo a presença divina de nosso Senhor viva e presente para nós. Em primeiro lugar, Ele está presente a nós por meio da graça. Ele está presente nos Sacramentos de uma forma real e surpreendente. Ele está presente em Sua Palavra Viva cada vez que as Escrituras são proclamadas. Ele está presente nos ensinamentos definitivos da Igreja que nos chegaram ao longo dos séculos. Ele está vivo no testemunho dos santos do passado e dos vivos. E Ele está presente dentro de nós por Sua habitação em nossas almas.

A princípio, alguns podem concluir que a presença do Messias nessas formas mencionadas acima não é uma bênção tão grande quanto seria vê-lo andar na terra e ouvi-lo pregar. Mas se fôssemos concluir isso, estaríamos errados. Na verdade, a presença de Deus para nós hoje é muito maior do que quando Ele andou na Terra. Lembre-se, por exemplo, que antes de Jesus ascender ao Céu, Ele disse aos discípulos que era bom que Ele fosse. Por que? Porque então o Espírito Santo viria sobre eles. Nesse encontro, Deus habitaria não apenas ao lado deles, mas dentro deles. Hoje, somos abençoados além da medida porque Deus pode viver dentro de nós, dentro de nossas próprias almas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

A Habitação da Santíssima Trindade é uma realidade espiritual que não devemos apenas entender, viver e abraçar, mas também um dom pelo qual devemos ter a maior gratidão. Certamente no Céu receberemos a revelação plena de Deus, entraremos em perfeita união com Ele e O veremos face a face. Mas enquanto estivermos aqui na terra, não há tempo maior do que o tempo em que vivemos, porque é o tempo da maior presença de Deus em nosso mundo.

Reflita, hoje, sobre as incríveis bênçãos concedidas a você por nosso Senhor. Muitas vezes buscamos satisfação em coisas momentâneas e passageiras. Mas a presença de Deus em Sua santa Palavra, nos Sacramentos, através dos ensinamentos da Igreja, através do testemunho dos santos e através de Sua habitação em nossas almas são bênçãos que devem ser vistas, compreendidas e abraçadas com a maior alegria. Você é abençoado além da medida! Acredite e cresça em gratidão por essas bênçãos.

Oração do Dia

Meu abençoado Senhor, Sua presença divina em nosso mundo hoje está além da imaginação. Você vem a mim de inúmeras maneiras e deseja habitar dentro de mim, unindo-se a mim para se tornar um comigo. Digo “sim” a este dom da tua graça e dou-te as boas-vindas mais plenamente ao meu coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *