Liturgia Diária – Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Sexta-feira (08/12/2023)
Liturgia Diária de Sexta-feira, 8 de dezembro de 2023.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Gn 3,9-15.20)
Leitura do Livro do Gênesis:
Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9 o Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10 E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.
11 Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”
12 Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
13 Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20 E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 97 (98)
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
2ª Leitura
Segunda Leitura (Ef 1,3-6.11-12)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
3 Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.
4 Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6 para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.
11 Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12 a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 1,26-38)
— Aleluia! Aleluia! Aleluia!
— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo! (cf. Lc 1,28)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”.
38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
O que significa ser “cheio de graça”? Esta é uma questão que está no centro da nossa solene celebração de hoje.
Hoje homenageamos a Bem-Aventurada Virgem Maria, a Mãe do Salvador do Mundo, sob o título único de “A Imaculada Conceição”. Este título reconhece que a graça encheu a sua alma desde o momento da sua concepção, preservando-a assim da mancha do pecado. Embora esta verdade tenha sido defendida durante séculos entre os fiéis católicos, foi solenemente declarada como um dogma da nossa fé em 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX. Em sua declaração dogmática ele afirmou:
“Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro momento de sua concepção, por singular graça e privilégio concedido por Deus Todo-Poderoso, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador da raça humana, preservada livre de toda mancha do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus e, portanto, deve ser acreditada firme e constantemente por todos os fiéis.”
Ao elevar esta doutrina da nossa fé ao nível de um dogma, o santo padre declarou que esta verdade deve ser considerada certa por todos os fiéis. É uma verdade que se encontra nas palavras do anjo Gabriel: “Salve, cheio de graça!” Estar “cheio” de graça significa exatamente isso. Completo! 100%. Curiosamente, o Santo Padre não disse que Maria nasceu num estado de Inocência Original como Adão e Eva antes de caírem no Pecado Original. Em vez disso, a Bem-Aventurada Virgem Maria é declarada preservada do pecado por “uma graça singular”. Embora ela ainda não tivesse concebido seu Filho, foi declarado que a graça que Ele conquistaria para a humanidade por Sua Cruz e Ressurreição transcendeu o tempo para curar nossa Mãe Santíssima no momento de sua concepção, preservando-a até mesmo da mancha do pecado original, pelo dom da graça.
Por que Deus faria isso? Porque nenhuma mancha de pecado poderia ser misturada com a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. E se a Bem-Aventurada Virgem Maria se tornasse um instrumento adequado pelo qual Deus se une à nossa natureza humana, então ela precisava ser preservada de todo pecado. Além disso, ela permaneceu na graça durante toda a sua vida, recusando-se a abandonar Deus por sua própria vontade.
Ao celebrarmos hoje este dogma da nossa fé, voltem os olhos e o coração para a nossa Mãe Santíssima, simplesmente ponderando aquelas palavras ditas pelo anjo: “Salve, cheia de graça!” Reflita sobre elas hoje, refletindo sobre elas repetidamente em seu coração. Imagine a beleza da alma de Maria. Imagine a virtude perfeita e cheia de graça que ela desfrutou em sua humanidade. Imagine sua fé perfeita, sua esperança perfeita e sua caridade perfeita. Reflita sobre cada palavra que ela falou, sendo inspirada e dirigida por Deus. Ela realmente é a Imaculada Conceição. Honre-a como tal hoje e sempre.
Oração do Dia
Minha mãe e minha rainha, eu te amo e te honro neste dia como A Imaculada Conceição! Contemplo sua beleza e virtude perfeita. Agradeço por sempre dizer “Sim” à vontade de Deus em sua vida e por permitir que Deus use você com tanto poder e graça. Ore por mim, para que, à medida que eu conheça você mais profundamente como minha própria mãe espiritual, eu também possa imitar sua vida de graça e virtude em todas as coisas. Mãe Maria, rogai por nós. Jesus eu confio em vós!
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários