Liturgia Diária – 16º Domingo do Tempo Comum (17/07/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 16º Domingo do Tempo Comum, 17 de julho de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Gênesis 18,1-10)

Leitura do livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara, e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 14/15

Senhor, quem morará em vossa casa?

– É aquele que caminha sem pecado

e pratica a justiça fielmente;

que pensa a verdade no seu íntimo

e não solta em calúnias sua língua.

– Que em nada prejudica o seu irmão

nem cobre de insultos seu vizinho;

que não dá valor algum ao homem ímpio,

mas honra os que respeitam o Senhor.

– Não empresta o seu dinheiro com usura

† nem se deixa subornar contra o inocente.

Jamais vacilará quem vive assim!

2ª Leitura

Leitura (Colossenses 1,24-28)

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a Palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

Palavra do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 10,38-42)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

É normal que cada um de nós deseje a “melhor parte”. Embora isso possa ser resultado de um certo egoísmo dentro de nós, também pode vir de um desejo santo quando a “melhor parte” é identificada como a vontade de Deus em nossas vidas. Por outro lado, às vezes tendemos a escolher o que consideramos melhor para nós, quando na verdade não é nada melhor.

Esta passagem revela que Maria escolheu algo que todos devemos desejar na vida. Ela escolheu sentar-se aos pés de Jesus e simplesmente estar com Ele. Marta estava fazendo um belo serviço preparando a refeição e trabalhando duro, mas Maria estava focada em uma coisa, seu Senhor.

É importante reconhecer o fato de que todos nós teremos momentos na vida em que devemos ser mais como Marta. O trabalho deve ser realizado, as tarefas concluídas e várias formas de trabalho serão uma parte normal da vida diária. Mas também devemos nos lembrar diariamente que há uma coisa que nunca devemos perder de vista: Estar com Jesus, em silêncio e adoração orante é a coisa mais importante que podemos fazer. Isso não prejudica nenhuma outra tarefa que temos que completar todos os dias, mas revela que nunca devemos negligenciar o que é mais importante.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Ao identificar a escolha de Maria de se sentar aos Seus pés, Jesus nos lembra a todos a importância de simplesmente estar com Ele. Este é o chamado à vida contemplativa, dirigido não só aos monges e monjas de clausura, mas a todos nós. Todos devemos buscar momentos de descanso com Jesus ao longo de nossos dias atarefados.

Reflita, hoje, na imagem de Maria sentada calmamente aos pés de Jesus. Use esta imagem como um convite simbólico para fazer o mesmo neste dia. Você já orou hoje? Você se sentou em silêncio com nosso Senhor? Você já tentou entrar em uma profunda adoração a Ele através da oração e meditação? Escolha a “melhor parte” neste dia e você descobrirá que tudo o mais se encaixa em um grau muito melhor.

Oração do Dia

Glorioso Senhor, eu te amo e desejo adorar-te hoje e sempre. Ajude-me a buscar regularmente momentos de oração profunda com você, através dos quais eu descanso em sua presença gloriosa. Que eu encontre momentos para viver essa “melhor parte” todos os dias para que eu possa desfrutar de Sua presença plena para sempre na eternidade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *