Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 17ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (27/07/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 17ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 27 de julho de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Leitura (Jeremias 15,10.16-21)

Leitura do livro do profeta Jeremias.

15 10 “Ai de mim, ó minha mãe, que me geraste, para tornar-se objeto de disputa e de discórdia em toda a terra! Não sou credor nem devedor, e, no entanto, todos me maldizem.

16 Vede: é por vós que sofro ultrajes da parte daqueles que desprezam vossas palavras. Aniquilai-os. Vossa palavra constitui minha alegria e as delícias do meu coração, porque trago o vosso nome, ó Senhor, Deus dos exércitos!

17 Não me assentei entre os escarnecedores, para entre eles encontrar o meu prazer. Apoiado em vossa mão, assentei-me à parte, porque me havíeis enchido de indignação.

18 Por que não tem fim a minha dor, e não cicatriza a minha chaga, rebelde ao tratamento? Ai! Sereis para mim qual riacho enganador, fonte de água com que não se pode contar?

19 Eis a razão pela qual diz o Senhor: Se voltares, farei de ti o servo que está a meu serviço. Se apartares o precioso do que é vil serás como a minha boca. Serão eles, então, que virão a ti, e não tu que irás a eles.

20 Então, erguerei ante esse povo sólida muralha como o bronze. Será atacada, mas não conseguirão vencê-la, pois estarei a teu lado para proteger-te e te livrar – oráculo do Senhor. 21 Arrebatar-te-ei da mão dos maus e te libertarei do poder dos violentos”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7º Domingo do Tempo Comum (20/02)

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 58/59

Sois meu refúgio no dia da aflição.

– Libertai-me do inimigo, ó meu Deus,

e protegei-me contra os meus perseguidores!

Libertai-me dos obreiros da maldade,

defendei-me desses homens sanguinários!

– Eis que ficam espreitando a minha vida,

poderosos armam tramas contra mim.

Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.

– Minha força, é a vós que me dirijo,

porque sois o meu refúgio e proteção,

Deus clemente e compassivo, meu amor!

Deus virá com seu amor ao meu encontro,

e hei de ver meus inimigos humilhados.

– Eu, então, hei de cantar vosso poder

e de manhã celebrarei vossa bondade,

porque fostes para mim o meu abrigo,

o meu refúgio no dia da aflição.

– Minha força, cantarei vossos louvores,

porque sois o meu refúgio e proteção,

Deus clemente e compassivo, meu amor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 13,44-46)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 13 44 “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Terça-feira, 7ª Semana da Páscoa, 18/05/2021

45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.

46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Há muitos ensinamentos bonitos que podemos tirar dessa passagem. Certamente podemos ver o Reino dos Céus como análogo àquela “Pérola de Grande Valor!” Mas a passagem realmente afirma que o Reino dos Céus é análogo ao “comerciante em busca de pérolas finas”. Este é um fato revelador.

Um ensinamento que isso nos oferece é que o Reino dos Céus é encontrado em nossa busca diligente. Buscamos o mistério do Céu e é esta busca que, por si só, nos apresenta o Reino de Deus.

Falar da “busca de Deus” é outra maneira de dizer que Deus é um profundo Mistério de Fé, um Mysterium Fidei como dizemos na Missa. Como um “Mistério” divino é importante entender que nunca podemos “encontrar” Deus plenamente . Certamente podemos encontrá-lo, entendê-lo, conhecê-lo e entregar nossas vidas a ele. Mas nunca podemos fazê-lo totalmente. A verdade é que quanto mais conhecemos a Deus, mais O buscamos e quanto mais O buscamos, mais percebemos que não O conhecemos completamente. Mas esta revelação nos atrai cada vez mais profundamente na vida de Deus e na aquisição do Reino dos Céus.

A descoberta da beleza, valor, mistério, poder e glória de Deus e Seu Reino é o que a vida deve ser. Devemos passar esta vida procurando, encontrando e procurando mais. Isto é o que faremos no céu. O céu será um momento da plena revelação do Reino e da vida interior de Deus, mas descobriremos nesta revelação que entraremos eternamente mais profundamente em Deus e em Sua gloriosa presença.

Leia mais:  Liturgia Diária - Santos Inocentes, Mártires, Terça-feira (28/12)

Reflita, hoje, sobre a busca em que você embarca em sua vida. É uma busca diligente por Deus? Ou você fica com folga nessa empreitada? Comprometa-se novamente a uma busca sincera por Deus e você descobrirá que essa busca é na verdade uma descoberta das glórias do Reino dos Céus.

Oração do Dia

Meu eterno Rei, eu te amo e desejo te amar ainda mais. Por favor, encha-me de zelo e esperança enquanto te procuro. Que minha busca sincera por Ti me revele o mistério de sua gloriosa vida interior. À medida que te descubro, ajuda-me a buscar-te ainda mais. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.