Liturgia Diária – 18ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (09/08/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Sexta-feira, 9 de agosto de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Na 2,1.3.3,1-3.6-7)

Leitura da Profecia de Naum

1 “Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3 O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras. 3,1 Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2 Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3 espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos. 6 Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7 Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?'”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Dt 32,35cd-36ab.39abcd.41 (R. 39c)

— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

— Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e salvará todos aqueles que o servem.

— Saibam todos que eu sou, somente eu e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, sou eu que firo e eu que torno a curar.

— Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 16,24-28)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos Céus há de ser deles!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24 Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28 Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você gostaria de “ganhar o mundo inteiro?” Muitas pessoas sonham em se tornar excepcionalmente ricas e poder comprar tudo o que sempre quiseram. Outros sonham em realizar atos heróicos que os coloquem sob os holofotes e levem à admiração pública. Ainda assim, outros sonham em ter grande poder neste mundo e ser uma pessoa de grande importância. Embora nada disso seja ruim por si só, o desejo excessivo por eles prejudicará seu relacionamento com Deus. E quando um desses desejos se torna o desejo dominante e que tudo consome dentro de você, o resultado é que você perde sua alma eterna.

Quando falamos de “mundo”, podemos entender coisas diferentes. Primeiro, esta é uma referência a todas as coisas materiais deste mundo – por exemplo, a melhor comida e bebida, a auto-indulgência, os prazeres carnais, a riqueza material e tudo o que é temporário e passageiro nesta vida. Segundo, o “mundo” pode referir-se ao orgulho e ao desejo de atenção e elogios. É quando ficamos consumidos pela preocupação com o que os outros pensam e dizem sobre nós. Terceiro, o “mundo” pode referir-se ao desejo de poder para inserir a nossa própria vontade. A um nível muito elevado, esta é frequentemente a causa de guerras entre países. Um líder deseja dominação e controle. Este desejo de poder e controle também pode afetar cada pessoa em qualquer parte da vida dessa pessoa, incluindo família, amigos, trabalho, círculos sociais, etc.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

O traço comum entre todos esses três exemplos de desejos mundanos é o engano de que obter mais deles irá satisfazê-lo. Embora possam satisfazê-lo de uma forma temporal e passageira, esses desejos também terão o efeito de destruir a sua alma. Isso ocorre porque temos que escolher. Ou procuramos saciar o anseio espiritual de nossas almas, ou procuraremos saciar-nos com as promessas passageiras do mundo. Não podemos ter ambos.

Deve-se notar que obter riqueza, ser elogiado publicamente ou ser colocado em uma posição de poder não é um mal em si. Na verdade, qualquer um destes oferece potencial para o bem. O problema surge quando uma pessoa procura um destes desejos mundanos por razões egoístas e sob a ilusão de que isso proporcionará satisfação. Verdade seja dita, qualquer uma dessas situações impõe uma verdadeira cruz à pessoa que procura servir somente a Deus. A responsabilidade que acompanha a riqueza, o prestígio ou o poder é real. Portanto, quando um ou mais deles são obtidos, devem ser tratados com desapego e humildade.

Por exemplo, se alguém se tornar bastante rico, o preceito de viver espiritualmente desapegado das coisas materiais ainda permanece. Assim, neste caso, a riqueza material representa um certo fardo em forma de tentação. Embora esta tentação possa certamente ser vencida e a riqueza possa ser usada para o bem, o perigo é real e deve ser regularmente reconhecido. Ou, se você for elogiado por muitos por algo que fez, ou se lhe for dada muita responsabilidade e autoridade sobre os outros, a humildade e o desapego também devem aumentar para que Deus, e somente Deus, continue sendo o único objeto do seu desejo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

Reflita hoje sobre seus desejos. O que você quer da vida? Você quer “ganhar o mundo inteiro?” Você deseja alcançar pelo menos algumas das ambições mundanas? Se sim, tenha cuidado. Reflita honestamente sobre seus desejos interiores e trabalhe para purificá-los, de modo que você deseje somente a vontade de Deus. Quando isso acontecer, não lhe importará se você é rico ou pobre, elogiado ou criticado publicamente, se lhe foi confiado o poder terreno ou não. Tudo o que importa é que você use tudo para a glória de Deus, de acordo com Sua vontade perfeita e cumpridora.

Oração do Dia

Glorioso Deus, Tua vontade é perfeita e é a única fonte de realização na vida. Por favor, purifique minha alma de todos os desejos pertencentes apenas a este mundo. Que o meu único desejo na vida seja o cumprimento da Tua santa vontade, para que tudo o que tenho seja usado apenas para a Tua glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.