Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (09/09/2026)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Quarta-feira, 9 de setembro de 2026.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 7,25-31)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 25 a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26 Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim. 27 Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28 Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos isso. 29 Eu digo, irmãos, o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30 e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31 e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

– Palavra do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/09/2026)

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 44 (45)

– Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

– Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

– Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo.

– entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”. Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; fareis deles os reis soberanos da terra.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 6,20-26)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois grande é a recompensa que nos céus tereis um dia!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20 Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22 Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/09/2026)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

No Evangelho de hoje, Jesus apresenta as bem-aventuranças e revela uma lógica muito diferente daquela que normalmente orienta o mundo. Ele chama de felizes os pobres, os que têm fome, os que choram e aqueles que são perseguidos por causa de sua fé. Jesus não está dizendo que a pobreza, a fome ou o sofrimento sejam bons em si mesmos, mas anuncia que Deus está especialmente próximo daqueles que reconhecem sua necessidade e colocam n’Ele sua esperança.

Em seguida, Cristo pronuncia palavras de advertência aos ricos, aos que vivem satisfeitos e aos que recebem elogios de todos. O problema não está simplesmente em possuir bens ou experimentar alegrias, mas em transformar essas realidades na segurança definitiva da vida. Quando o coração se torna autossuficiente, corremos o risco de acreditar que não precisamos de Deus nem dos irmãos.

Essa Palavra nos convida a examinar onde estamos colocando nossa felicidade. O mundo frequentemente nos ensina que ser feliz significa possuir mais, evitar qualquer sofrimento, alcançar reconhecimento e ser admirado. Jesus aponta outro caminho: a verdadeira felicidade nasce de uma vida orientada para Deus. Por isso, mesmo em meio às dificuldades, o cristão pode conservar a esperança, sabendo que nenhuma lágrima ou fidelidade passa despercebida aos olhos do Pai.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/09/2026)

As bem-aventuranças nos convidam, portanto, a reorganizar nossas prioridades. Devemos usar aquilo que possuímos para servir, permanecer próximos dos que sofrem e não trocar os valores do Evangelho pela aprovação das pessoas. Que o Senhor nos dê um coração desapegado e confiante, capaz de buscar primeiro o Reino de Deus. Assim compreenderemos que nossa maior riqueza não está naquilo que podemos acumular nesta vida, mas na comunhão com Cristo e na recompensa eterna que Ele nos promete.

Oração do Dia

Senhor da santidade, desejo seguir-Te e tornar-me verdadeiramente santo. Por favor, liberta-me do meu pecado para que eu possa evitar as consequências desses pecados. Ajuda-me também a desejar as alturas da santidade, a fim de que eu receba as grandes recompensas que prometeste aos santos no Céu. Jesus, eu confio em Vós.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.