Liturgia Diária – 18º Domingo do Tempo Comum (31/07/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 18º Domingo do Tempo Comum, 31 de julho de 2022.

Confira diariamente o Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras do evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Eclesiastes 1,2; 2,21-23)

Leitura do livro do Eclesiastes.

2″Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade.” 2,21Por exemplo, um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça. 22De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? 23Toda a sua vida é sofrimento; sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 89/90

Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.

– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal

quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!”

Pois mil anos para vós são como ontem,

qual vigília de uma noite que passou.

– Eles passam como o sono da manhã,

são iguais à erva verde pelos campos:

de manhã ela floresce vicejante,

mas à tarde é cortada e logo seca.

– Ensinai-nos a contar os nossos dias

e dai ao nosso coração sabedoria!

Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?

Tende piedade e compaixão de vossos servos!

– Saciai-nos de manhã com vosso amor,

e exultaremos de alegria todo o dia!

Que a bondade do Senhor e nosso Deus

† repouse sobre nós e nos conduza!

Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

2ª Leitura

Leitura (Colossenses 3,1-5.9-11)

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 1se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. 9Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. 11Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Palavra do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 12,13-21)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Imagine como seria sua vida se você não tivesse posses. Imagine que tudo o que você tinha era a roupa que usava e passou a vida contando com a generosidade dos outros. Embora, a princípio, isso possa parecer uma maneira irresponsável de viver, há alguns que são chamados a uma forma desta vida por uma razão sagrada. Aqueles chamados a uma vida religiosa estrita são chamados a abraçar a vida de pobreza, sem possuir nada, por uma razão. A razão é destacada neste Evangelho.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

Muitas vezes na vida nos consumimos com nossas posses. É verdade que as coisas materiais podem adicionar “tempero” à vida. Eles podem ser divertidos, reconfortantes, etc. Mas o perigo de nos apegarmos às coisas deste mundo é que começamos a confiar no prazer que elas trazem mais do que confiamos nas posses espirituais que são de valor muito maior. Não é que os bens materiais sejam ruins em si mesmos; em vez disso, é que as posses espirituais que Deus quer que obtenhamos são de valor infinitamente maior.

A maioria não é chamada a viver uma vida de pobreza material, mas todos são chamados a viver uma vida de pobreza de espírito. Isso significa que, embora vivamos no mundo, não devemos ser do mundo. Devemos manter nossos corações ligados apenas aos maiores tesouros da vida: fé, esperança e caridade. Quando a ganância e o amor pelos bens materiais nos tiram desses tesouros espirituais, devemos nos comprometer novamente com a descoberta de seu grande valor.

Reflita, hoje, sobre qualquer luta que você tenha com a ganância. Se isso não lhe agrada e se você se encontra imediatamente tentando justificar seu apego a coisas materiais, então você pode precisar dessa reflexão mais do que imagina. O Senhor quer lhe dar muito mais do que este mundo pode lhe oferecer. Não faça a escolha de se apegar ao que é “barato” de uma perspectiva eterna. Esforce-se para abraçar essas verdadeiras riquezas que permanecerão com você para sempre.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Oração do Dia

Senhor das verdadeiras riquezas, ajuda-me a manter sempre meu coração nas riquezas que Tu concedes e a nunca me contentar com aquelas coisas que nunca podem me satisfazer plenamente. Desejo a riqueza do Céu, querido Senhor, não as riquezas da Terra. Ajuda-me a viver a pobreza material que sou chamado a viver para obter tudo o que desejas para mim. Liberta-me da ganância e do egoísmo e ajuda-me a encontrar a verdadeira alegria em Tua santa vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.