Liturgia Diária – 19ª Semana do Tempo Comum, Sábado (17/08/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 17 de agosto de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 18,1-10.13b.30-32)

Leitura da Profecia de Ezequiel

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ 3 Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4 Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar, é que deve morrer. 5 Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6 não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 7 se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8 se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9 se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá – oráculo do Senhor Deus. 10 Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 13b porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte. 30 Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta – oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31 Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32 Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 50 (51)

— Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 19,13-15)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14 Então Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15 E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

No Catecismo do Concílio de Trento, promulgado pelo Papa São Pio V, esta passagem está ligada ao batismo infantil. Afirma: “Além disso, não se deve supor que Cristo, o Senhor, teria negado o Sacramento e a graça do Batismo às crianças, das quais Ele disse: Sofrei as criancinhas e proibi-as de não virem a mim…” (II). , 2, 32). Este ensino indica claramente uma das melhores maneiras pelas quais esta passagem é cumprida hoje. Convidar até mesmo crianças antes de atingirem a idade da razão para receberem o Sacramento do Batismo cumpre este mandamento amoroso de Jesus de “Deixai as crianças virem a mim…”

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

As crianças pequenas não têm a capacidade de compreender racionalmente o amor na sua forma mais pura. Isso vem com a idade da razão, que tradicionalmente é entendida como sendo por volta dos sete anos de idade. Mas as crianças, e mesmo os bebés, são capazes de receber o nosso amor e são capazes de receber o amor de Deus, mesmo que ainda não compreendam plenamente este dom.

À medida que a criança cresce, aprende o que significa o amor à medida que o testemunha e vivencia, especialmente através da mediação dos pais. Isto ajuda a formar as suas consciências de tal forma que se tornem capazes de fazer a sua própria escolha livre de amar à medida que amadurecem. Mas para que uma criança se torne um adulto amoroso, ela precisa de mais do que apenas um bom exemplo, ela precisa de graça. A graça do Batismo é a fonte primária dessa graça em suas vidas.

É fácil para muitos ver o Batismo apenas como uma bela cerimonia para acolher a criança recém-nascida na família de Deus. E embora isso seja verdade, é muito mais. O Catecismo da Igreja Católica afirma que o Batismo confere uma marca indelével que “permanece para sempre no cristão como disposição positiva para a graça, promessa e garantia da proteção divina, e como vocação ao culto divino e ao serviço da Igreja ”(CCC #1121). Por outras palavras, o Batismo confere à alma um dom que nunca pode ser removido e torna-se uma fonte contínua de graça. E quando uma criança é batizada, é como se esta passagem bíblica acima fosse perpetuada por toda a vida daquela pessoa. Por causa desta graça sacramental, Jesus diz continuamente a esta alma batizada: “Vem a mim”.

Além da graça do Batismo, todos devemos imitar a ação de acolhimento e aceitação de Jesus, não só das crianças, mas de cada filho de Deus. Embora os discípulos inicialmente tenham tentado impedir que as crianças viessem ao Senhor, não o devemos fazer. Devemos compreender que existe uma tentação real dentro da nossa natureza humana caída, tanto de negar o amor de Deus aos outros como até mesmo de impedir que outros se aproximem de Deus. A raiva, o orgulho, a inveja, o ciúme e coisas semelhantes podem fazer com que nos oponhamos à conversão de outros e ao fato de Deus os acolher em Si mesmo. Quando essa tentação se instala, devemos ouvir Jesus dizer-nos: “Deixai vir a mim as crianças” e “não as impeçais”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

Reflita hoje sobre estas palavras gentis e convidativas de Jesus. Ao fazer isso, tente lembrar-se de qualquer pessoa que você possa tentar impedir de vir ao nosso Senhor. Você deseja a santidade de todas as pessoas? Há alguém em sua vida que você acha difícil encorajar a vir a Jesus para ser abraçado e abençoado? Assuma o coração de Jesus e veja como seu dever abraçar os outros como Ele abraçou essas crianças. Quanto mais você se tornar um instrumento do amor de Cristo, mais você se alegrará diariamente com as bênçãos de Deus, à medida que elas são concedidas a outros.

Oração do Dia

Meu terno Senhor, Tu acolhes todas as pessoas para compartilharem de Sua graça. Tu dá as boas-vindas a cada filho e a cada filho de Deus para compartilhar Seu abraço amoroso. Por favor, dê-me as boas-vindas e ajude-me a aceitar este presente do Seu infinito amor. E ajude-me a me tornar um instrumento melhor do Seu amor para com os outros, nunca interferindo ou impedindo-os de se voltarem para Ti. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.