Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quarta-feira (04/12/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 4 de dezembro de 2024.
Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Is 25,6-10a)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Naquele dia, 6 o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7 Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8 O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9 Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10a E a mão do Senhor repousará sobre este monte.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 22 (23)
— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 15,29-37)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eis que o Senhor há de vir a fim de salvar o seu povo; Felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29 Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30 Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31 O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32 Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33 Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34 Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35 E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36 Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37 Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta linha conclui o segundo milagre da multiplicação dos pães e dos peixes contado por Mateus. Neste milagre, sete pães e alguns peixes foram multiplicados para alimentar 4.000 homens, sem contar as mulheres e crianças. E depois que todos comeram e ficaram satisfeitos, restaram sete cestos cheios.
É difícil subestimar o efeito que este milagre teve sobre aqueles que realmente estiveram lá. Talvez muitos nem soubessem de onde vinha a comida. Eles apenas viram as cestas sendo passadas, saciaram-se e passaram o resto para outros. Embora existam muitas lições importantes que podemos tirar deste milagre, vamos considerar uma delas.
Lembre-se de que as multidões estiveram com Jesus durante três dias sem comer. Eles ficaram maravilhados com Ele enquanto Ele ensinava e curava continuamente os enfermos na presença deles. Eles ficaram tão surpresos, na verdade, que não deram nenhum sinal de deixá-lo, apesar da óbvia fome que deviam estar sentindo. Esta é uma imagem maravilhosa daquilo que devemos procurar ter na nossa vida interior.
O que é que “surpreende” você na vida? O que você pode fazer hora após hora sem perder a atenção? Para estes primeiros discípulos, foi a descoberta da própria Pessoa de Jesus que teve este efeito sobre eles. E você? Você já descobriu que a descoberta de Jesus na oração, ou na leitura das Escrituras, ou através do testemunho de outra pessoa, foi tão convincente que você ficou absorto em Sua presença? Você já ficou tão absorto em nosso Senhor que não pensou em mais nada?
No Céu, a nossa eternidade será passada numa perpétua adoração e “assombro” pela glória de Deus. E nunca nos cansaremos de estar com Ele, admirando-O. Mas muitas vezes na Terra perdemos de vista a ação milagrosa de Deus nas nossas vidas e nas vidas daqueles que nos rodeiam. Muitas vezes, em vez disso, ficamos absortos no pecado, nos efeitos do pecado, na mágoa, no escândalo, na divisão, no ódio e naquelas coisas que levam ao desespero.
Reflita hoje sobre esses primeiros discípulos de Jesus. Pense, especialmente, na admiração deles ao ficarem com Ele por três dias sem comer. Esta atração de nosso Senhor deve tomar conta de você e oprimi-lo tanto que Jesus é o único foco central de sua vida. E quando Ele está, todo o resto se encaixa e nosso Senhor supre muitas outras necessidades.
Oração do Dia
Meu divino Senhor, eu te amo e desejo te amar mais. Encha-me de admiração por Ti. Ajude-me a desejar-te acima de todas as coisas e em todas as coisas. Que meu amor por Ti se torne tão intenso que eu me encontre sempre confiando em Ti. Ajude-me, querido Senhor, a fazer de Ti o centro de toda a minha vida. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários