Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (31/08/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 22ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 31 de agosto de 2022.

Confira diariamente o Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras do evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 3,1-9)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive de vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais?

4Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5Pois, que é Apolo? Que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.

8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 32)

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (13/07/2024)

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor,/ e a nação que escolheu por sua herança!/ Dos altos céus o Senhor olha e observa;/ ele se inclina para olhar todos os homens.

— Ele contempla do lugar onde reside/ e vê a todos os que habitam sobre a terra./ Ele formou o coração de cada um/ e por todos os seus atos se interessa.

— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Por isso o nosso coração se alegra nele,/ seu santo nome é nossa única esperança.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 4,38-44)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.

40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.

42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judéia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 15º Domingo do Tempo Comum (14/07/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Que lindo ato de carinho e amor por Jesus. Aqui, Jesus estava com a multidão ao pôr do sol e passou a noite inteira com o povo curando-os e pregando-lhes. Talvez todos tenham dormido um pouco em algum momento, mas pode ter acontecido que Jesus ficou acordado com eles a noite toda.

Nesta passagem acima, Jesus saiu para ficar sozinho ao amanhecer, assim que o sol estava nascendo. Ele foi orar e simplesmente estar presente a Seu Pai Celestial. E o que aconteceu? Embora Jesus tivesse dedicado toda a última noite ao povo, eles queriam estar com Ele um pouco mais. Ele se foi por um curto período de tempo para orar e eles imediatamente foram procurá-lo. E quando encontraram Jesus, imploraram para que ficasse mais tempo.

Embora Jesus tivesse que seguir em frente e pregar em outras cidades, é claro que Ele causou uma boa impressão com essas pessoas. Seus corações foram tocados profundamente e eles queriam que Jesus ficasse.

A boa notícia é que Jesus agora pode ficar conosco 24 horas por dia, 7 dias por semana. Naquela época, Ele ainda não havia ascendido ao céu e, portanto, estava limitado a estar em um lugar de cada vez. Mas agora que Ele está no Céu, Jesus pode viver em todos os lugares em todos os momentos.

Então, o que vemos nesta passagem acima é o desejo que todos devemos ter. Devemos desejar que Jesus permaneça conosco 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim como essas pessoas boas desejaram. Devemos dormir com Ele em nossas mentes, acordar orando a Ele e permitir que Ele nos acompanhe ao longo de todos os dias. Devemos promover o mesmo amor e afeição por Jesus que as pessoas tiveram nesta passagem acima. Fomentar esse desejo é o primeiro passo para permitir que Sua presença nos acompanhe o dia todo, todos os dias.

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (12/07/2024)

Reflita, hoje, sobre o seu desejo ou falta de desejo de estar sempre com Jesus. Há momentos em que você prefere que Ele não esteja lá? Ou você tem se permitido ter essa mesma afeição por Jesus buscando sempre Sua presença em sua vida?

Oração do Dia

Meu Senhor Sempre Presente, desejo que você esteja presente em minha vida o dia todo, todos os dias. Que eu sempre Te busque e esteja sempre atento à Tua presença em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.