Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Sábado (07/09/2024)

Homilia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 7 de setembro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 4,6b-15)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. 7 Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? O que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido? 8 Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! 9 Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os homens. 10 Nós somos os tolos por causa de Cristo, vós, porém, os sábios nas coisas de Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e atenção, e nós, com todo o desprezo. 11 Até à presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; 12 fadigamo-nos, trabalhando com as nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; 13 somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do universo, até ao presente. 14 Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos. 15 De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 144 (145)

— O Senhor está perto de quem o invoca!

— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

— O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, ele escuta os seus clamores e os salva. O Senhor guarda todo aquele que o ama, mas dispersa e extermina os que são ímpios.

— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 6,1-5)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2 Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3 Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4 Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5 E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta declaração curta, mas poderosa, de Jesus foi proferida em resposta aos fariseus que questionaram Jesus sobre por que Seus discípulos aparentemente estavam fazendo o que era ilegal no sábado. Eles estavam andando por um campo de grãos, colhendo grãos enquanto caminhavam e comendo-os como alimento em sua jornada de uma cidade para outra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Este desafio dos fariseus destaca a sua abordagem escrupulosa da lei moral. Lembre-se do Terceiro Mandamento dado por meio de Moisés: “Lembre-se do dia de sábado – santifique-o. Seis dias você poderá trabalhar e fazer todo o seu trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, seu Deus. Não farás nenhum trabalho…” (Êxodo 20:8–10). A partir deste mandamento, os fariseus desenvolveram um comentário complexo que detalhava que tipo de trabalho era proibido no sábado, na sua opinião. Uma dessas regulamentações era colher e moer grãos. Assim, julgaram que era isso que os discípulos estavam fazendo e, portanto, violando o Terceiro Mandamento.

As leis de Deus, tal como são dadas por Deus, devem ser seguidas perfeitamente. A sua Lei divina refresca-nos, anima-nos e permite-nos viver em união com Ele. Os fariseus, no entanto, lutaram profundamente com a necessidade de controlar a vida das pessoas através da sua interpretação humana da Lei divina. Ao dizer que “O Filho do Homem é senhor do sábado”, Jesus deixou claro que esta interpretação escrupulosa do Terceiro Mandamento ensinada pelos fariseus não se alinhava com as verdades daquela Lei divina.

Uma lição a aprender deste encontro é que cada um de nós pode facilmente cair numa armadilha semelhante. É fácil substituir a verdadeira Lei de Deus pela nossa percepção de fé e moralidade. Somos seres humanos fracos e há muitas coisas que afetam o nosso pensamento e as nossas convicções na vida. Emoções, hábitos, relações familiares, amizades, meios de comunicação e tantas outras coisas nos afetam de maneiras poderosas. Às vezes para o bem e às vezes para o mal. Podemos facilmente chegar a certos julgamentos de fé e moralidade que são ligeiramente errôneos, baseados em erros sutis. Como resultado, podemos facilmente começar a desviar-nos dos nossos pensamentos e convicções e, com o tempo, descobrir que nos desviamos muito das verdades de Deus. Quando isso acontece, pode ser difícil admitir humildemente e mudar as nossas convicções.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

Reflita hoje sobre a humilde verdade de que Jesus, e somente Jesus, é o Senhor da Lei divina. Isto significa que devemos permanecer perpetuamente abertos a mudar as nossas opiniões quando ouvimos o nosso Senhor falar conosco. Pense em como você se apegou demais às suas próprias opiniões. Se eles trazem paz, alegria, caridade e coisas do gênero, então provavelmente estão em união com Deus. Se elas forem pesadas, causa de confusão, discórdia ou frustração, então você pode precisar dar um passo atrás e reexaminar humildemente as convicções que você mantém, para que Aquele que é o Senhor de todos possa falar-lhe Sua Lei divina com mais clareza.

Oração do Dia

Senhor de toda a verdade, você e somente você é o guia da minha vida. Você e somente você é a Verdade. Ajude-me a ser humilde, querido Senhor, para que eu possa reconhecer qualquer erro em minhas convicções e recorrer a Ti e à Sua Lei divina como o único guia para minha vida. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.