Liturgia Diária – 5ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (09/02/2023)
Liturgia Diária da 5ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023.
Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Gênesis 2, 18-25
Leitura do Livro do Gênesis:
18O Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele’. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: ‘Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem’. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 127 (128)
– Felizes todos os que respeitam o Senhor.
– Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 24-30
– Aleluia, Aleluia, Aleluia!
– Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21):
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 24Jesus saiu dali e foi para a regióo de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas nóo conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagó, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: ‘Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o póo dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. ’28A mulher respondeu: ‘É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.’ 29Entóo Jesus disse: ‘Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha.’ 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
O amor de um pai ou uma mãe é poderoso. E a mulher nesta história claramente ama sua filha. É esse amor que leva essa mãe a buscar Jesus na esperança de que Ele liberte sua filha do demônio que a possuiu. Curiosamente, esta mulher não era da fé judaica. Ela era uma gentia, uma estrangeira, mas sua fé era muito real e muito profunda.
Quando Jesus encontrou essa mulher pela primeira vez, ela implorou a Ele para libertar sua filha do demônio. A resposta de Jesus foi a princípio surpreendente. Ele disse a ela: “Deixa que os filhos sejam alimentados primeiro. Pois não é certo tirar a comida dos filhos e jogá-la aos cachorrinhos”. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que Sua missão era primeiramente para o povo de Israel, o povo escolhido da fé judaica. Eles eram os “filhos” de quem Jesus estava falando, e os gentios, como esta mulher, eram os referidos como “os cães”. Jesus falou dessa maneira com essa mulher não por grosseria, mas porque podia ver sua fé profunda e queria dar a ela uma oportunidade de manifestar essa fé para que todos vissem. E assim ela fez.
A mulher respondeu a Jesus: “Senhor, até os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas dos filhos”. Suas palavras não eram apenas excepcionalmente humildes, mas também baseadas em profunda fé e profundo amor por sua filha. Como resultado, Jesus responde com generosidade e imediatamente liberta a filha do demônio.
Em nossas próprias vidas, é fácil cair na armadilha de pensar que merecemos a misericórdia de Deus. Podemos pensar que temos direito à graça de Deus. E embora Jesus deseje profundamente derramar Sua graça e misericórdia em superabundância em nossas vidas, é essencial que entendamos plenamente nossa indignidade diante Dele. A disposição do coração dessa mulher é um exemplo perfeito de como devemos nos aproximar de nosso Senhor.
Reflita, hoje, sobre o belo exemplo dessa mulher de profunda fé. Em espírito de oração, leia suas palavras repetidas vezes. Tente entender sua humildade, sua esperança e seu amor pela filha. Ao fazer isso, ore para que você seja capaz de imitar a bondade dela, a fim de compartilhar as bênçãos que ela e sua filha receberam.
Oração do Dia
Meu misericordioso Senhor, confio em Teu amor perfeito por mim e por todos os povos. Rezo especialmente por aqueles que carregam fardos pesados e por aqueles cujas vidas estão profundamente entrelaçadas com o mal. Por favor, liberte-os, querido Senhor, e receba-os em Sua família para que se tornem verdadeiros filhos de Seu Pai. Que eu tenha a humildade e a fé de que preciso para ajudar a trazer essa abundância de graça para os outros. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários