Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (13/03/2023)
Liturgia Diária da 3ª Semana da Quaresma, Segunda-feira, 13 de março de 2023.
Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (2Rs 5,1-15a)
Leitura do Segundo Livro dos Reis.
Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.
2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!”
4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”.
7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”.
9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”.
11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado.
13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.
15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda terra, senão o que há em Israel!”
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 41(42)
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 4,24-30)
— Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. (cf. Sl 129(130),5.7)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Um dos primeiros lugares onde Jesus foi para começar Seu ministério público foi Sua própria cidade natal. Depois de entrar na sinagoga e ler o profeta Isaías, Jesus proclamou que a profecia de Isaías estava agora cumprida em Sua própria pessoa. Isso fez com que os habitantes de sua cidade ficassem indignados com Ele, pensando que Ele estava blasfemando. Então, eles tentaram matar Jesus imediatamente, levando-o para fora de sua cidade até o cume de uma colina da qual pretendiam jogá-lo. Mas então algo fascinante aconteceu. Jesus “passou pelo meio deles e retirou-se”.
O Pai finalmente permitiu que o grave mal da morte de Seu Filho ocorresse, mas apenas em Seu tempo. Não está claro nesta passagem como Jesus conseguiu evitar ser morto logo no início de Seu ministério, mas o que é importante saber é que Ele conseguiu evitar isso porque não era a Sua hora. O Pai tinha mais para Jesus fazer antes de permitir que Ele oferecesse Sua vida livremente pela salvação do mundo.
Esta mesma realidade é verdadeira para nossas próprias vidas. Deus permite que o mal aconteça, às vezes, por causa do dom irrevogável do livre arbítrio. Quando as pessoas escolhem o mal, Deus permite que elas prossigam, mas sempre com uma ressalva. A ressalva é que Deus só permite que o mal seja infligido aos outros quando esse mal pode ser usado para a glória de Deus e para alguma forma de bem. E só é permitido no tempo de Deus. Se fizermos o mal por nós mesmos, escolhendo o pecado em vez da vontade de Deus, então o mal que fizermos terminará em nossa própria perda da graça. Mas quando somos fiéis a Deus e algum mal externo é imposto a nós por outro, Deus permite isso somente quando esse mal pode ser redimido e usado para Sua glória.
O melhor exemplo disso é, claro, a paixão e morte de Jesus. Um bem muito maior surgiu desse evento do que o próprio mal. Mas isso só foi permitido por Deus quando chegou a hora certa, de acordo com a vontade de Deus.
Reflita, hoje, sobre o fato glorioso de que qualquer mal ou sofrimento infligido a você injustamente pode terminar na glória de Deus e na maior salvação das almas. Não importa o que você possa sofrer na vida, se Deus permitir, então é sempre possível que esse sofrimento participe do poder redentor da Cruz. Considere qualquer sofrimento que você tenha suportado e abrace-o livremente, sabendo que se Deus o permitiu, então Ele certamente tem um propósito maior em mente. Renuncie a esse sofrimento com a maior confiança e permita que Deus faça coisas gloriosas por meio dele.
Oração do Dia
Deus de toda a sabedoria, sei que Tu conheces todas as coisas e que todas as coisas podem ser usadas para a Tua glória e para a salvação da minha alma. Ajuda-me a confiar em Ti, especialmente quando suporto sofrimento na vida. Que eu nunca me desespere quando for tratado injustamente e que minha esperança esteja sempre em Ti e em Teu poder para redimir todas as coisas. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários