Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (05/09/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 5 de setembro de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura e o Evangelho do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje e a Oração do aia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Tessalonicenses 5, 1-6.9-11

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. 2Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3Quando as pessoas disserem: ‘Paz e segurança!’, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. 4Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios. 9Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. 11Por isso, exortai-vos e edificai-vos uns aos outros como já costumais fazer.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 26 (27)

– Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

– O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

– Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

– Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4, 31-37

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34’O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!’ 35Jesus o ameaçou, dizendo: ‘Cala-te, e sai dele!’ Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: ‘Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem.’ 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus tinha acabado de encontrar a ira de muitos em Sua cidade natal, Nazaré, então Ele saiu de lá e viajou cerca de 48 quilômetros até Cafarnaum, uma cidade ao norte do Mar da Galiléia. Este se tornaria Seu novo lar durante Seu ministério público. A reação que Ele recebeu em Cafarnaum foi muito diferente daquela que recebeu em Nazaré. Enquanto Ele ensinava na Sinagoga de Cafarnaum, um homem com um demônio veio até Ele, Jesus repreendeu o demônio e o expulsou, e o povo ficou maravilhado. A notícia sobre Jesus se espalhou rapidamente. Depois disso, Jesus realizou muitos outros milagres, e as pessoas continuaram a temê-Lo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

O que impressionou o povo de Cafarnaum? Em parte foi a “autoridade e poder” com que Jesus falou e agiu. Mas não foi só isso, pois Jesus também o fez em Nazaré, onde o povo não acreditou Nele. Em Cafarnaum não era que Jesus fosse diferente, parece que as pessoas eram diferentes. Jesus conquistou muitos corações em Cafarnaum porque o povo estava aberto ao dom da fé. Na verdade, quando Jesus se preparava para partir de Cafarnaum, o povo implorou-lhe que ficasse. Embora eventualmente Jesus também encontrasse resistência das pessoas de lá, a reação inicial deles foi de fé.

Você quer que Jesus aja poderosamente em sua vida? Você quer que Ele atue sobre você com autoridade e poder? Muitas pessoas, de vez em quando, podem sentir que suas vidas estão um tanto fora de controle. Eles experimentam fraqueza, confusão, falta de direção e coisas do gênero. Por esse motivo, a verdadeira “autoridade e poder” espiritual é muito bem-vinda. Que tipo de autoridade e poder você precisa que Jesus exerça sobre sua vida hoje?

Pense em uma criança pequena que está assustada. Quando isso acontece, a criança recorre a um pai amoroso em busca de conforto e segurança. O abraço dos pais ajuda imediatamente a dissipar o medo e a preocupação da criança. Então, isso é conosco. Devemos ver Jesus como a fonte de calma em nossas vidas. Ele é o único que é capaz de ordenar as nossas vidas, libertando-nos dos ataques do maligno, trazendo paz e calma às nossas emoções desordenadas e clareza aos nossos questionamentos e dúvidas. Mas isso só será possível se estivermos abertos. O Seu poder nunca muda, mas só pode entrar nas nossas vidas quando mudamos e quando reconhecemos a nossa fraqueza e a nossa necessidade de que Ele assuma o controle.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

Reflita hoje sobre a infinita autoridade e poder espiritual de nosso Senhor. É um poder além de qualquer outra coisa que possamos imaginar. Ele quer exercer essa autoridade em sua vida por amor. O que está impedindo que Ele assuma maior controle sobre sua vida? Que pecado ou tentação Jesus quer repreender em sua vida? De que opressão Ele quer libertar você? Reflita sobre você mesmo sendo um membro da cidade de Cafarnaum que acolhe Jesus plenamente, se maravilha com Ele e O deseja em sua vida. A atuação dele em sua vida depende de você e de sua resposta a Ele. Invoque-O e deixe-O entrar.

Oração do Dia

Meu Senhor mais poderoso, Tu e somente Tu és capaz de assumir autoridade sobre minha vida e trazer ordem e paz. Por favor, remova qualquer dúvida e teimosia do meu coração para que eu possa me abrir para Ti e para a Tua graça. Assuma a autoridade da minha vida, querido Senhor, e conduza-me à Sua santíssima vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.