Liturgia Diária – quarta-feira, 01/07/2020

Liturgia Diária
Liturgia Diária

Liturgia diária de quarta-feira, 1 de julho de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Liturgia Diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

Esta passagem das Escrituras revela duas coisas: 1) Os demônios são ferozes; 2) Jesus tem poder completo sobre eles.

Antes de tudo, devemos notar que os dois demoníacos “eram tão selvagens que ninguém podia viajar por esse caminho”. Essa é uma afirmação muito significativa. É claro que os demônios que possuíam esses dois homens eram cruéis e encheram os da cidade com grande medo. Tanto é assim que ninguém chegaria perto deles. Este não é um pensamento muito agradável, mas é realidade e vale a pena entender. É verdade que podemos não encontrar o mal de maneira tão direta com muita frequência, mas às vezes o enfrentamos. O maligno está vivo e bem e está constantemente se esforçando para construir seu reino demoníaco aqui na Terra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Pense nos momentos em que o mal pareceu ser manifesto, opressivo, malicioso, calculado etc. Há momentos na história em que o maligno parecia triunfar de maneiras poderosas. E há maneiras pelas quais sua atividade ainda se manifesta em nosso mundo hoje.

Isso nos leva à segunda lição desta história. Jesus tem total autoridade sobre os demônios. Curiosamente, Ele os lança no rebanho de suínos e os suínos correm morro abaixo e morrem. Bizarro. As pessoas da cidade estão tão sobrecarregadas que pedem a Jesus que deixe a cidade. Por que eles fariam isso? Em parte, o motivo parece ser o fato de o exorcismo de Jesus desses dois homens causar muita comoção. Isso ocorre porque o mal manifesto não parte silenciosamente.

Esta é uma lição importante a ser lembrada nos dias de hoje. É importante porque o maligno parece tornar sua presença conhecida em um grau cada vez maior hoje. E ele certamente tem planos de tornar sua presença ainda mais conhecida nos próximos anos. Vemos isso na queda moral de nossas sociedades, na aceitação pública da imoralidade, na secularização das várias culturas do mundo, no aumento do terrorismo, etc. Existem inúmeras maneiras pelas quais o maligno parece estar ganhando a batalha.

Jesus é todo-poderoso e vencerá no final. Mas o mais difícil é que Sua vitória provavelmente causará uma cena e deixará muitos desconfortáveis. Assim como eles disseram a Ele para deixar sua cidade depois que Ele libertou os demoníacos, também há muitos cristãos hoje que estão muito dispostos a ignorar a ascensão do reino do maligno, a fim de evitar qualquer disputa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Reflita hoje, se você está disposto a enfrentar as “consequências”, por assim dizer, de confrontar o reino do maligno com o Reino de Deus. Você está disposto a fazer o que é preciso para permanecer forte em uma cultura que está se deteriorando continuamente? Você está disposto a permanecer firme diante do barulho do maligno? Dizer “Sim” a isso não será fácil, mas será uma imitação gloriosa do próprio Senhor.

Senhor, ajuda-me a permanecer forte diante do maligno e do seu reino das trevas. Ajuda-me a confrontar esse reino com confiança, amor e verdade, a fim de trazer o Teu Reino em seu lugar. Jesus eu confio em vós.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *