Liturgia Diária – 26ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (28/09/2022)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 26ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 28 de setembro de 2022.

Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, o Salmo do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jó 9,1-12.14-16

Leitura do Livro de Jó:

Jó respondeu a seus amigos e disse: 2’Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? 3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. 4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 7Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. 8Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar. 9Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul. 10Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. 11Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo. 12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: – O que está fazendo? 14Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos? 15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. 16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 87 (88)

Chegue a minha oração até a vossa presença!

– Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

– No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

– Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? E por que escondeis vossa face de mim?

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 57-62

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (FI 3,8s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu te seguirei para onde quer que fores.’ 58Jesus lhe respondeu: ‘As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.’ 59Jesus disse a outro: ‘Segue-me.’ Este respondeu: ‘Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai.’ 60Jesus respondeu: ‘Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus.’ 61Um outro ainda lhe disse: ‘Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares.’ 62Jesus, porém, respondeu-lhe: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O chamado de Jesus é absoluto. Quando Ele nos chama, devemos responder com total submissão de nossa vontade e com abundância de generosidade.

Na Escritura acima, Deus quis que esta pessoa seguisse Jesus imediatamente e completamente. Mas a pessoa hesita em dizer que quer ir e primeiro se despedir de sua família. Isso soa como um pedido razoável. Mas Jesus deixa claro que é chamado a segui-lo imediatamente e sem hesitação.

Certamente não é que haja algo de errado em querer se despedir de sua família. A família provavelmente esperaria uma coisa dessas. Mas Jesus usa esta oportunidade para nos mostrar que nossa prioridade número um deve ser atender ao Seu chamado, quando Ele chama, como Ele chama e porque Ele chama. No maravilhoso e até misterioso chamado para seguir a Cristo, devemos estar prontos para responder sem hesitação.

Imagine se uma das pessoas nesta história fosse diferente. Imagine se um deles viesse a Jesus e dissesse: “Senhor, eu te seguirei e estou pronto e disposto a segui-lo agora mesmo sem qualificação”. Esse é o ideal. E, sim, a ideia é bastante radical.

Em nossas próprias vidas, provavelmente não receberemos o chamado radical para literalmente deixar tudo para trás imediatamente e servir a Cristo em alguma nova forma de vida. Mas a chave é a nossa vontade! Você está disposto?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Se você estiver disposto, começará a descobrir que Jesus está chamando você diariamente para cumprir Sua missão. E se você estiver disposto, verá diariamente que Sua missão é gloriosa e frutífera além da medida. Simplesmente se resume a você dizer “Sim” sem hesitação e sem demora.

Reflita, hoje, sobre sua disposição de seguir a Jesus. Coloque-se nesta Escritura e reflita sobre como você responderia a Jesus. Muito provavelmente você verá hesitação. E se você vir hesitação em seu coração, tente entregar isso para que você esteja pronto para tudo que nosso Senhor tem em mente para você.

Oração do Dia

Senhor, eu te amo e quero te seguir. Ajude-me a superar toda e qualquer hesitação em minha vida em dizer “sim” à sua santa vontade. Ajude-me a discernir Sua voz e abraçar tudo o que Você diz todos os dias. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.

A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *