Liturgia Diária – 3ª Semana do Advento, Quinta-feira (15/12/2022)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 3ª Semana do Advento, Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 54, 1-10

Leitura do livro do Profeta Isaías:

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 29 (30)

Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

– Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

– Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 24-30

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3, 4-6)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: ‘O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti.’ 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

São João Batista foi realmente grande. Ele era o profeta prometido predito por Isaías que seria o “mensageiro” que precederia o Cristo, o Messias. Muitos acreditam que João foi santificado no ventre quando saltou de alegria ao encontrar a presença de Cristo durante a Visitação. João então cumpriu fielmente sua missão de ser o último dos profetas do Antigo Testamento e morreu antes de Jesus dar Sua vida pela salvação de todos. Por estas razões, João é considerado o maior dos nascidos de mulher, antes do glorioso dom da salvação em Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Claro, depois de elogiar João por sua grandeza, Jesus passa a apontar que mesmo “o menor no Reino de Deus” é maior do que João. Isso ocorre simplesmente porque todos os que agora são membros do Reino de Deus receberam um dom que João nunca desfrutou nesta vida. Recebemos o dom da graça para realmente compartilhar da natureza divina. Por meio do batismo, nos tornamos participantes da própria vida de Deus pela graça. Essa transformação de nosso próprio ser é algo que João Batista não participou até depois de sua morte, quando Jesus abriu o portal para a salvação.

Imagine ser João Batista. Imagine receber esta incrível responsabilidade e privilégio inacreditável de não apenas ser um primo de sangue de Jesus, mas também ser chamado para pregar ao povo a fim de prepará-los para o ministério de Jesus e o dom da salvação. Que privilégio isso seria!

Mas de acordo com as palavras de Jesus, todos nós recebemos algo ainda maior. Recebemos o privilégio não apenas de um relacionamento de sangue com Jesus, mas de uma transformação de nossa própria alma, compartilhando de Sua natureza divina. Temos o privilégio de nos tornar criações totalmente novas pela graça. E também temos o privilégio de sermos chamados a sair e preparar o caminho para Cristo na vida de outras pessoas.

Às vezes, podemos dar como certo o dom da salvação. Podemos facilmente deixar de compreender esse dom incrível. Como resultado, podemos deixar de ter gratidão e deixar de admirar o que nos tornamos em Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Uma das mensagens centrais do Advento é que Deus se tornou homem para que pudéssemos compartilhar de Sua divindade. Esta realidade é belamente apresentada na oração que o padre reza na Missa enquanto mistura a água e o vinho: Pelo mistério desta água e deste vinho venhamos a participar da divindade de Cristo que se humilhou para participar da nossa humanidade . Que presente! Somos chamados a realmente compartilhar da divindade de Cristo! Este presente nos torna membros do Reino de Deus e é um presente muito maior do que João Batista recebeu em sua vida terrena.

Reflita, hoje, sobre o incrível presente que você recebeu por meio da vida, morte e ressurreição de Cristo. Se você caiu na armadilha da falta de gratidão por este dom, use esta época do Advento para reavivar sua consciência e gratidão por tudo o que Deus fez por você.

Oração do Dia

Meu divino Salvador, agradeço-lhe pelo dom inspirador da graça que você me deu, convidando-me a realmente compartilhar de sua divindade. Que eu me torne cada vez mais consciente deste dom e seja eternamente grato por tudo o que tens feito por mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *