Liturgia Diária – Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu, Sexta-feira (28/10/2022)
Liturgia Diária de Sexta-feira, 28 de outubro de 2022.
Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, o Salmo do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Efésios 2,19-22
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 19Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 18 (19A)
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
– Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
– Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19
– Aleluia, Aleluia, Aleluia
– A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
É fascinante pensar em Jesus orando a noite toda. Esse ato de Sua parte nos ensina muitas coisas, assim como teria ensinado a Seus apóstolos. Aqui estão algumas coisas que podemos tirar de Sua ação.
Primeiro, pode-se pensar que Jesus não “precisava” orar. Afinal, Ele é Deus. Então Ele precisava orar? Bem, esta não é realmente a pergunta certa a fazer. Não é uma questão de Ele precisar orar, mas sim de Ele orar porque Sua oração vai ao coração de quem Ele é.
A oração é antes de tudo um ato de profunda comunhão com Deus. No caso de Jesus, é um ato de profunda comunhão com o Pai Celestial e com o Espírito Santo. Jesus estava continuamente em perfeita comunhão (unidade) com o Pai e o Espírito e, assim, Sua oração nada mais era do que uma expressão terrena dessa comunhão. Sua oração é viver do Seu amor ao Pai e ao Espírito. Portanto, não é tanto que Ele precisava orar para que pudesse ficar perto deles. Em vez disso, ele orou porque estava perfeitamente unido a eles. E esta comunhão perfeita exigia uma expressão terrena de oração. Neste caso, foi oração a noite toda.
Segundo, o fato de ter sido a noite toda revela que o “descanso” de Jesus nada mais era do que estar na presença do Pai. Assim como o descanso nos restaura e nos rejuvenesce, a vigília de Jesus durante toda a noite revela que Seu descanso humano foi o descanso na presença do Pai.
Terceiro, o que devemos tirar disso para nossas próprias vidas é que a oração nunca deve ser subestimada. Muitas vezes falamos alguns pensamentos de oração a Deus e deixamos por isso mesmo. Mas se Jesus escolheu passar a noite inteira em oração, não devemos nos surpreender se Deus quiser muito mais do nosso tempo de oração silenciosa do que estamos dando a Ele agora. Não se surpreenda se Deus estiver chamando você para passar muito mais tempo todos os dias em oração. Não hesite em estabelecer um padrão fixo de oração. E se você achar que não consegue dormir alguma noite, não hesite em se levantar, ajoelhar-se e buscar a presença de Deus vivendo dentro de sua alma. Busque-O, ouça-O, esteja com Ele e deixe-O consumir você em oração. Jesus nos deu o exemplo perfeito. Agora é nossa responsabilidade seguir esse exemplo.
Ao honrarmos os apóstolos Simão e Judas, reflita, hoje, sobre seu próprio chamado para seguir a Cristo e agir como Seu apóstolo para o mundo. A única maneira de cumprir esta missão é através de uma vida de oração. Reflita sobre sua vida de oração e não hesite em aprofundar sua determinação de imitar a profundidade e a intensidade do exemplo perfeito de oração de nosso Senhor.
Oração do Dia
Senhor Jesus, ajuda-me a orar. Ajuda-me a seguir o Teu exemplo de oração e a buscar a presença do Pai de forma profunda e contínua. Ajuda-me a entrar em profunda comunhão contigo e a ser consumido pelo Espírito Santo. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.
A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.
Sobre o Autor
0 Comentários