Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Terça-feira (18/01)

Liturgia Diária de terça-feira, 18 de janeiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Sm 16,1-13)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”.

2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício.

6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.

10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quinta-feira, 26ª Semana do Tempo Comum, São Jerônimo, 30/09/2021

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 88)

Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

— Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele a minha mão onipotente e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 2,23-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana Comum, Terça-feira (01/02)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta declaração feita por Jesus foi dita em resposta a alguns dos fariseus que estavam criticando os discípulos de Jesus por colher espigas no sábado enquanto caminhavam pelos campos. Eles estavam com fome e fizeram o que era natural para eles. No entanto, os fariseus usaram isso como uma oportunidade para serem irracionais e críticos. Eles alegaram que, ao colher as espigas, os discípulos estavam quebrando a lei do sábado.

Em primeiro lugar, do ponto de vista do senso comum básico, isso não faz o menor sentido. Será que nosso Deus amoroso e todo misericordioso ficaria realmente ofendido porque os discípulos colheram espigas para comer enquanto caminhavam pelo campo? Talvez uma mente escrupulosa possa pensar assim, mas cada pedaço de bom senso natural deve nos dizer que Deus não se ofende com tal ação.

A declaração final de Jesus sobre isso esclarece as coisas. “O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado.” Em outras palavras, o objetivo do dia de sábado não era impor um fardo escrupuloso sobre nós; antes, era para nos libertar para descansar e adorar. O sábado é um presente de Deus para nós.

Isso assume implicações práticas quando olhamos para a maneira como celebramos o sábado hoje. Domingo é o novo sábado e é um dia de descanso e adoração. Às vezes, podemos olhar para esses requisitos como fardos. Eles não nos são dados como um convite para seguir os mandamentos de maneira escrupulosa e legalista. Eles nos são dados como um convite à vida de graça.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Sábado, 7ª Semana da Páscoa, 22/05/2021

Isso significa que não precisamos ir sempre à missa e descansar aos domingos? Certamente não. Esses preceitos da Igreja são claramente a vontade de Deus. A verdadeira questão tem a ver com a maneira como olhamos para esses comandos. Em vez de cair na armadilha de vê-los como requisitos legalistas, devemos nos esforçar para viver esses mandamentos como convites à graça, dados a nós para nosso próprio bem-estar. Os comandos são para nós. Eles são necessários porque precisamos do sábado. Precisamos da missa dominical e precisamos de um dia de descanso a cada semana.

Reflita, hoje, sobre a maneira como você celebra o Dia do Senhor. Você vê o chamado para adorar e descansar como um convite de Deus para ser renovado e revigorado por Sua graça? Ou você vê isso apenas como um dever que deve ser cumprido. Tente adotar a atitude certa, neste dia, e o Dia do Senhor terá um significado totalmente novo para você.

Oração do Dia

Meu convidativo Senhor, eu Te agradeço por estabelecer o Novo Sábado como um dia para descansar e Te adorar. Ajude-me a viver todos os domingos e dias santos de guarda da maneira que Você deseja. Ajude-me a ver estes dias como um presente Seu para adorar e ser renovado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.