Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Segunda-feira (17/01)

Liturgia Diária de segunda-feira, 17 de janeiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Sm 15,16-23)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?”

20Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Terça-feira, 25ª Semana do Tempo Comum, 21/09/2021

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 49)

— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é o que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 2,18-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo do Tempo Comum (23/01)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Todos nós já ouvimos essa analogia de Jesus antes. É uma daquelas declarações que podemos facilmente ouvir e depois descartar sem compreender. Você entende o que significa?

Esta analogia é seguida pela analogia de derramar vinho novo em odres velhos. Jesus afirma que ninguém faz isso porque vai estourar os odres velhos. Portanto, vinho novo é derramado em odres novos.

Ambas as analogias falam da mesma verdade espiritual. Eles revelam que se desejamos receber Sua nova e transformadora mensagem do Evangelho, devemos primeiro nos tornar novas criações. Nossas velhas vidas de pecado não podem conter o novo dom da graça. Portanto, para receber plenamente a mensagem de Jesus, devemos primeiro ser criados de novo.

Lembre-se da Escritura: “A quem tem, mais será dado; daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Marcos 4:25). Isso ensina uma mensagem semelhante. Quando estamos cheios da novidade da graça, somos agraciados ainda mais.

O que é esse “vinho novo” e “remendo novo” que Jesus deseja lhe dar? Se você estiver disposto a deixar sua vida ser renovada, descobrirá que mais será derramado sobre você à medida que você recebe mais. A abundância será dada quando a abundância já tiver sido recebida. É como se alguém ganhasse na loteria e decidisse dar tudo para a pessoa mais rica que encontrar. É assim que a graça funciona. Mas a boa notícia é que Deus deseja que todos nós nos tornemos espiritualmente ricos em abundância.

Leia mais:  Evangelho do Dia - domingo, 26/07/2020

Reflita, hoje, sobre este ensinamento de Jesus. Saiba que Ele quer derramar uma abundância de graça em sua vida se você estiver disposto a se deixar ser criado de novo.

Oração do Dia

Meu Senhor de toda generosidade, desejo ser renovado. Desejo viver uma nova vida em graça para que ainda mais graça possa ser derramada sobre mim através de Suas palavras sagradas. Ajude-me, querido Senhor, a abraçar a vida de abundância que Você tem reservado para mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.