Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Sábado (09/03/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 9 de março de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Oseias 6,1-6

Leitura da profecia de Oseias:

1″Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias nos dará vida e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo.” 4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor e não sacrifícios, conhecimento de Deus mais do que holocaustos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 50 (51)

– Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!

– Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

– Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holocaustos e oblações em vosso altar!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 9-14

– Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10″Dois homens subiram ao templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ 14Eu vos digo, este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem bíblica introduz a parábola do fariseu e do publicano. Ambos vão ao Templo para orar, mas suas orações são muito diferentes uma da outra. A oração do fariseu é muito desonesta, enquanto a oração do cobrador de impostos é excepcionalmente sincera e honesta. Jesus conclui dizendo que o publicano voltou para casa justificado, mas o fariseu não. Ele afirma: “…pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

A verdadeira humildade é simplesmente ser honesto. Muitas vezes na vida não somos honestos com nós mesmos e, portanto, não somos honestos com Deus. Assim, para que a nossa oração seja verdadeira, deve ser honesta e humilde. E a humilde verdade para todas as nossas vidas é melhor expressa pela oração do coletor de impostos que orou: “Ó Deus, tenha misericórdia de mim, pecador”.

Quão fácil é para você admitir seu pecado? Quando entendemos a misericórdia de Deus, essa humildade é muito mais fácil. Deus não é um Deus de dureza, mas é um Deus de extrema misericórdia. Quando compreendermos que o desejo mais profundo de Deus é perdoar-nos e reconciliar-nos consigo mesmo, então desejaremos profundamente a humildade honesta diante dele.

A Quaresma é um momento importante para examinarmos profundamente a nossa consciência e tomarmos novas resoluções para o futuro. Fazer isso trará nova liberdade e graça às nossas vidas. Portanto, não tenha medo de examinar honestamente a sua consciência para ver claramente o seu pecado da maneira como Deus o vê. Fazer isso o colocará em condições de fazer esta oração do cobrador de impostos: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador.”

Reflita hoje sobre o seu pecado. Com o que você mais luta agora? Existem pecados do seu passado que você nunca confessou? Existem pecados contínuos que você justifica, ignora e tem medo de enfrentar? Tenha coragem e saiba que a humildade honesta é o caminho para a liberdade e a única maneira de experimentar a justificação diante de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, agradeço-te por me amares com um amor perfeito. Agradeço-te pela tua incrível profundidade de misericórdia. Ajude-me a ver todos os meus pecados e a voltar-me para Ti com honestidade e humildade para que eu possa me libertar desses fardos e ser justificado aos Seus olhos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *