Liturgia Diária – 3ª Semana Comum, Terça-feira (25/01) – Conversão de São Paulo
Liturgia Diária de terça-feira, 25 de janeiro de 2022.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 22,3-16)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
2ª Opção:
Primeira Leitura (At 9,1-22)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Naqueles dias, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”.
12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Este não é o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus? E não veio aqui, justamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes? 22Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo Responsorial (Sl 116)
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 16,15-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Celebramos, hoje, uma das maiores conversões já conhecidas. A conversão de Saulo de Tarso é tão significativa que recebe o status glorioso de uma festa dentro de nossa Igreja. Por quê? Certamente poderíamos encontrar muitas razões. Vejamos dois deles.
Primeiro, a conversão de Saulo resultou em um dos maiores evangelistas que nossa Igreja já conheceu. Saulo, que mais tarde atende pelo nome de Paulo, era um homem de zelo incrível e compromisso sincero com a fé. Ele era zeloso antes de se tornar um seguidor de Cristo Jesus e levou esse zelo em sua conversão dando tudo de si para o anúncio do Evangelho.
O seu ministério como Apóstolo de Cristo resultou não só na fundação de numerosas comunidades cristãs, mas também na passagem de catorze cartas atribuídas a ele ou aos seus seguidores para a nossa Sagrada Escritura. Seus escritos são profundos, profundos e muito pessoais. Seu amor, zelo e cuidado pelas comunidades cristãs que ele fundou brilharam quando ele foi revelado como um verdadeiro pastor de Deus.
Em segundo lugar, sua conversão ocorre após uma feroz perseguição à recém-fundada Igreja Cristã. Saulo vai de cidade em cidade, cercando novos cristãos e perseguindo-os. O relato mais conhecido dessa perseguição é quando ele consente no apedrejamento de Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão, no início dos Atos dos Apóstolos.
A passagem bíblica citada acima, que vem da Primeira Leitura da Missa de hoje, revela Jesus aparecendo a Saulo perguntando-lhe por que o está perseguindo. Saulo, de maneira confusa, não entende que sua perseguição à Igreja é na verdade uma perseguição ao próprio Jesus. Essa revelação que Saulo recebe o coloca em um poderoso caminho de conversão.
Uma verdade que isso revela é que, às vezes, encontramos divisão e até perseguição dentro da Igreja de uma pessoa para outra. Isso não deve nos chocar ou minar nossa fé. Jesus estava bem ciente deste fato com São Paulo e escolheu usá-lo apesar de sua horrível perseguição aos cristãos. Esta passagem deve nos chamar a olhar para toda perseguição e discórdia mais como uma oportunidade do que qualquer coisa. É uma oportunidade para Jesus trazer um grande bem de algo que é profundamente doloroso.
Reflita, hoje, sobre sua própria experiência de discórdia e divisão dentro da Igreja ou mesmo dentro de sua própria família. Embora seja importante reconhecer a dor e a mágoa que isso produz, não perca a esperança de que Deus pode transformar todas as coisas em bem e usar tudo para Sua glória.
Oração do Dia
Senhor, vejo a dor, a confusão e a divisão dentro da Tua Igreja e até mesmo dentro da minha própria família. Vejo conflito e discórdia em toda a sociedade. Ao ver e encontrar essas dificuldades, dê-me esperança para que eu possa confiar em Seu plano divino, pois Você permite todas as coisas para Sua glória. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.
A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários