Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (12/09/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 12 de setembro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Colossenses 2, 6-15

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

Irmãos: 6Assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças. 8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível. 12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 144 (145)

– O Senhor é muito bom para com todos.

– Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam!Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 12-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

-Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O Evangelho de Lucas apresenta-nos o que é tradicionalmente conhecido como o “Sermão da Planície”. Quase tudo o que Lucas inclui neste sermão também é encontrado no “Sermão da Montanha” de Mateus. Mateus, porém, acrescenta alguns ensinamentos não encontrados em Lucas. O sermão de Mateus tem três capítulos, enquanto o de Lucas tem apenas um.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Nesta introdução a este “Sermão da Planície”, que leremos durante toda a semana, Lucas salienta que um grande número de pessoas veio de longe para ouvir Jesus. Esta multidão incluía muitos judeus, mas também muitas pessoas do território pagão de Tiro e Sidom. E o que foi que atraiu tantos deles? Eles vieram para “ouvir” Jesus pregar e “para serem curados”. Eles queriam ouvir as palavras de Jesus, pois Ele falava com grande autoridade e de uma forma que estava mudando vidas. E ficaram especialmente maravilhados com o poder de cura que Jesus manifestou. A última linha da passagem acima dá grande ênfase a esse desejo de cura. “Todos na multidão procuravam tocá-lo porque dele saía poder e curava a todos.”

É interessante que Jesus tenha realizado tantos milagres poderosos enquanto realizava Seu ministério público. Este foi especialmente o caso quando Ele começou Seu ministério. Ele se tornou uma espécie de celebridade instantânea para muitos e foi o assunto de muitas cidades vizinhas. Mas também é interessante notar que, com o passar do tempo, Jesus deu mais ênfase ao Seu ensino do que aos milagres.

O que é que atrai você ao nosso Senhor? Talvez se houvesse numerosos milagres manifestos realizados hoje por Deus, muitas pessoas ficariam maravilhadas. Mas os milagres físicos não são a maior obra do nosso Senhor e, portanto, não devem ser o foco principal do nosso relacionamento com Ele. A principal razão pela qual devemos ser atraídos para o nosso Senhor é porque a Sua santa Palavra penetra profundamente, nos transforma e nos atrai para a comunhão com Ele. Isto é claramente visto pelo fato de que agora que a mensagem do Evangelho foi profundamente estabelecida e a Igreja formada, os milagres físicos são raros. Eles acontecem, mas não da mesma forma que aconteceram quando Jesus estabeleceu pela primeira vez Seu ministério público.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Reflita hoje sobre a principal razão pela qual você se sente atraído por nosso Senhor. Busque Sua Palavra viva, falada nas profundezas do seu coração. O milagre mais importante que acontece hoje é o da transformação interior. Quando uma pessoa ouve Deus falar, responde a essa Palavra e permite que Ele mude a sua vida, este é um dos milagres da graça mais importantes que poderíamos encontrar. E esta é a razão central pela qual devemos ser atraídos a Ele, procurá-Lo e segui-Lo onde quer que Ele nos leve.

Oração do Dia

Meu milagroso Senhor, por favor, atraia-me para Ti, ensinando no deserto da minha vida interior de silêncio e solidão. Ajude-me a procurar-te para que eu possa ouvir a tua palavra, falada comigo para me dar uma nova vida. Que eu sempre Te escute para que Tua santa Palavra me transforme mais plenamente, tornando-me a nova criação que Tu desejas que eu seja. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *