Liturgia Diária – 24ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (19/09/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 19 de setembro de 2024.

Confira diariamente o Evangelho do Dia Comentado dos Católicos em nosso site. Receba a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 15,1-11)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2 Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3 Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5 e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6 Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7 Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8 Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10 É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 11 É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 117 (118)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!”

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

— Não morrerei, mas ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor!

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

— Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 7,36-50)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. 40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras amorosas de Jesus foram ditas a uma mulher pecadora que apareceu sem avisar num jantar que Jesus estava dando na casa de um fariseu. O fariseu olhou para ela com desprezo, mas ela não se importou. Com tristeza pelos seus pecados, ela ungiu os pés de Jesus e humilhou-se diante dEle, banhando-Lhe os pés com as suas lágrimas e secando-os com os seus cabelos.

A conversa termina com Jesus olhando para ela e dizendo: “Seus pecados estão perdoados”. Observe a reação de quem estava à mesa. Recebemos uma visão de seus pensamentos interiores. Eles disseram a si mesmos: “Quem é este que até perdoa pecados?”

Aqueles que nasceram e cresceram na fé sempre compreenderam que Deus perdoa. Aprendemos isto desde cedo, aprendemos muito sobre isso na preparação para o Sacramento da Reconciliação e ouvimos esta mensagem ao longo das nossas vidas, de uma forma ou de outra. Mas imagine nunca ter ouvido falar ou experimentado o perdão de Deus durante toda a sua vida e, de repente, um dia você o faz. Imagine o que essas pessoas devem ter experimentado quando encontraram o perdão dos pecados pela primeira vez na Pessoa de Jesus, quando Ele perdoou esta mulher pecadora. Eles podem ter ficado um pouco confusos com isso, mas, talvez mais do que qualquer outra coisa, eles teriam experimentado um santo temor e espanto com o que Deus havia feito. Eles viram esta mulher pecadora entrar, sentiram o julgamento e a atitude humilhante dos fariseus, viram-na expressar tristeza e humilhação, e então viram Jesus perdoá-la.

Você está surpreso com o dom do perdão dos seus pecados e dos pecados dos outros? Ou você considera o perdão garantido? A admiração que o povo manifestou com o perdão dos pecados desta mulher deveria ajudar-nos a examinar a nossa própria atitude para com a misericórdia e o perdão de Deus. Precisamos fomentar continuamente dentro de nós o mesmo espanto pela misericórdia de Deus que essas pessoas tiveram. Devemos trabalhar para nunca considerar o perdão garantido ou vê-lo como apenas mais uma parte normal da vida. Em vez disso, devemos vê-lo como extraordinário, sempre novo, sempre glorioso e sempre inspirador.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

Reflita hoje nas palavras inspiradas pelo temor destes primeiros seguidores de Jesus: “Quem é este que até perdoa pecados?” Ao fazer isso, deixe Deus enchê-lo com a mais profunda gratidão pelo perdão que Ele lhe ofereceu. Renove o seu apreço por este presente imerecido de Deus e permita que essa gratidão se torne a fonte do seu espanto contínuo à misericórdia de Deus.

Oração do Dia

Meu Senhor perdoador, Sua misericórdia e compaixão pelo pecador são verdadeiramente inspiradoras. Obrigado por amar a mim e a todos os Seus seguidores com um amor tão profundo. Por favor, encha meu coração com um santo temor por Sua incrível misericórdia. Que eu sempre fique surpreso com o Seu perdão e sempre cheio da mais profunda gratidão ao experimentá-lo em minha vida. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma norma ou regra que indicava a obrigatoriedade da liturgia diária, no entanto, foram Pio V e Clemente III que implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais importância à Sagrada Escritura na liturgia.

A liturgia é formada pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e é parte de toda missa da Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, para cada dia, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura neste mesmo dia.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.