Liturgia Diária – 24ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (12/09/2022)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 24ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 12 de setembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Coríntios 11,17-26.33

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 17No que tenho a dizer-vos, eu não vos louvo, pois vossas reuniões não têm sido para o vosso bem, mas para o mal. 18Com efeito, e em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembléia, têm surgido divisões entre vós. E, em parte, acredito. 19Na verdade, convém que haja até cisões entre vós, para que também se tornem bem conhecidos aqueles dentre vós que resistem à prova. 20De fato, não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis em comum. 21Pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia; e enquanto um passa fome o outro se embriaga. 22Não tendes casas onde comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei-de elogiar-vos? Neste ponto, não posso elogiar-vos. 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei-o em memória de mim’. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória’. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. 33Portanto, meus irmãos, quando vos reunirdes para a Ceia, esperai uns pelos outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 39 (40)

Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

– Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, E então eu vos disse: ‘Eis que venho!’

– Sobre mim está escrito no livro: ‘Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!’

– Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

– Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: ‘É grande o Senhor!’ os que buscam em vós seu auxílio.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 1-10

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 1Quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: ‘O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga.’ 6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: ‘Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um : ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz’.’ 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: ‘Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.’ 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras são ditas por um rico oficial romano. Seu servo estava doente e mensageiros foram enviados a Jesus para pedir que Ele viesse curar o servo. No entanto, este oficial sentiu profundamente sua indignidade diante de Jesus. Quando Jesus estava chegando, o oficial enviou seus amigos para cumprimentá-lo humildemente, confessar sua indignidade e confessar sua fé de que Jesus poderia curar seu servo à distância. Jesus faz exatamente isso depois de declarar publicamente: “Digo-vos que nem mesmo em Israel encontrei tal fé” (Lucas 7:9).

Uma verdade profunda que esta passagem revela é que humildade, fé e misericórdia estão entrelaçadas. O oficial conhecia a humilde verdade da grandeza de Jesus e sua própria indignidade. A humilde profissão dessa verdade foi um ato de grande fé de sua parte. O resultado foi que a misericórdia foi enviada sobre o oficial e seu servo.

O exemplo que nos foi dado por este oficial é poderoso. Muitas vezes, em nossa vida de oração, oramos como se tivéssemos direito à graça de Deus. Este é um erro profundo. Devemos procurar seguir o exemplo deste oficial, entendendo que não temos direito a nada de nosso Senhor. Este humilde reconhecimento é o fundamento necessário para a recepção da abundante misericórdia de Deus. A misericórdia é um dom, não um direito. Mas a boa notícia é que o coração de Deus arde com o desejo de derramar esse dom. Reconhecer a misericórdia como um dom absoluto, ao qual não temos direito, desencadeia seu poder em nossas vidas. Compreender esta verdade humilde é uma profissão de fé na misericórdia de Deus e deleita abundantemente o Seu coração.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Reflita, hoje, nessas palavras inspiradoras do oficial. “Senhor, eu não sou digno…” Diga-as repetidamente e permita que elas se tornem a base de seu relacionamento com nosso Senhor. Nesta humildade, você será ricamente abençoado.

Oração do Dia

Misericordiosíssimo Senhor, não sou digno de que viesse a mim. Não sou digno do precioso dom da Sagrada Comunhão ou da Tua misericórdia em minha vida. Por favor, Senhor, ajude-me a ver continuamente que tudo o que você dá é um presente de sua misericórdia ilimitada. Eu Te agradeço, querido Senhor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *