Liturgia Diária – 25ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (26/09/2024)
Liturgia Diária de Quinta-feira, 26 de setembro de 2024.
Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Oração do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ecl 1,2-11)
Leitura do Livro do Eclesiastes
“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”. 3 Que proveito tira o homem de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol? 4 Uma geração passa, outra lhe sucede, enquanto a terra permanece sempre a mesma. 5 O sol se levanta, o sol se deita, apressando-se para voltar ao seu lugar, donde novamente torna a levantar-se. 6 Dirigindo-se para o sul e voltando para o norte, ora para cá, ora para lá, vai soprando o vento, para retomar novamente o seu curso. 7 Todos os rios correm para o mar, e contudo o mar não transborda; voltam ao lugar de onde saíram para tornarem a correr. 8 Tudo é penoso, difícil para o homem explicar. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9 O que foi, será; o que aconteceu, acontecerá: 10 não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: “Eis aqui algo de novo”, também esta já existiu nos séculos que nos precederam. 11 Não há memória do que aconteceu no passado, nem também haverá lembrança do que acontecer, entre aqueles que viverão depois.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 89 (90)
— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
— Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 9,7-9)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Sou o caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Herodes, o tetrarca, também conhecido como Herodes Antipas, governou os judeus da Galiléia por cerca de quarenta e dois anos. Ele começou seu reinado em 2 AC e continuou a reinar até ser exilado pelo imperador romano em 37 DC. Durante seu reinado, ele passou muito tempo em Tiberíades, uma das principais cidades na margem ocidental do Mar da Galiléia. A maior parte do ministério de Jesus ocorreu na região do domínio de Herodes, toda a Galiléia, por isso Herodes estava bem ciente das muitas histórias sobre Jesus.
O Evangelho de hoje conclui dizendo que Herodes continuou tentando ver Jesus. É claro que Herodes, assim como qualquer pessoa que vivia naquela região, poderia ter viajado até onde Jesus estava pregando para ouvi-lo a qualquer momento. Mas ele não fez isso. Em vez disso, ele continuou a receber relatos sobre Jesus e permaneceu curioso sobre Ele, tentando encontrar uma maneira de descobrir quem era Jesus.
Tente imaginar o que teria acontecido se Herodes tivesse viajado até onde Jesus estava pregando para ouvi-lo com o coração aberto. Se ele tivesse feito isso e realmente escutado, Herodes teria recebido um dos maiores presentes imagináveis. Ele teria recebido o dom da fé e da conversão e teria iniciado o caminho da salvação eterna. Mas Herodes estava vivendo uma vida imoral. Ele era conhecido por ser um líder cruel e também um adúltero impenitente. Ele amava seu poder e tinha bastante ciúme dele. Herodes provavelmente sabia, pelo menos no fundo de sua mente, que se quisesse ouvir Jesus, teria que mudar. E ele provavelmente não queria mudar.
Isto apresenta a todos nós uma lição poderosa. Cada um de nós pode facilmente dispensar diversas comunicações e convites do nosso Senhor, porque, no fundo, não queremos mudar. Deus está falando conosco o dia todo, todos os dias de nossas vidas. Ele está constantemente nos oferecendo Sua mensagem do Evangelho completo. E embora você possa estar aberto a muito do que Deus diz, é muito provável que haja partes de Sua mensagem divina que você, consciente ou inconscientemente, não ouve. A chave para poder ouvir tudo o que Deus quer falar com você é estar disposto a mudar completamente em toda e qualquer forma que Deus quiser que você mude.
Reflita hoje sobre Herodes. Primeiro, reflita sobre sua curiosidade sobre Jesus. Esta é uma boa qualidade, pois é muito melhor do que ser indiferente. A partir daí, pense também no fato de que Herodes nunca foi até Jesus para ouvi-lo. Seu primeiro encontro com Jesus foi na noite de sua prisão, quando ele interrogou nosso Senhor e zombou dele. Ao considerar a obstinação de Herodes, use-a como um exame de sua própria vida. Onde você vir qualquer pequeno reflexo de obstinação, medo de mudança ou coração fechado, procure remediar isso voltando-se para nosso Senhor dizendo a Ele que você está aberto a tudo o que Ele deseja dizer e que está pronto e disposto a mudar de qualquer maneira que Ele chama você para fazer isso. Não tema a mudança que nosso Senhor deseja de você. Abraçar essa mudança o levará ao caminho rápido e estreito em direção à verdadeira santidade de vida.
Oração do Dia
Meu sempre presente Senhor, Tu me chamas dia e noite, convidando-me a mudar enquanto ouço a Tua santa Palavra. Agradeço-te por estes constantes impulsos de graça e comprometo-me a permanecer aberto a tudo o que me pedes. Eu escolho você, meu Senhor. E ao me voltar para Ti, oro para que tenha a coragem necessária para responder de todo o coração ao Seu chamado. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.
A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários