Liturgia Diária – Santo Antão, abade, Terça-feira (17/01/2023)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 17 de janeiro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Hebreus 6, 10-20

Leitura da carta aos Hebreus:

Irmãos, 10Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que demonstrastes em seu nome, servindo e continuando a servir os santos. 11Mas desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança, 12para não serdes lentos à compreensão, mas imitadores daqueles que, pela fé e perseverança, se tornam herdeiros das promessas. 13Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, não havendo alguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14dizendo: “Eu te cumularei de bênçãos e te multiplicarei em grande número”. 15E assim Abraão foi perseverante e alcançou a promessa. 16Os homens juram, de fato, por alguém mais importante, e a garantia do juramento põe fim a qualquer contestação. 17Por isso, querendo Deus mostrar, com mais firmeza, aos herdeiros da promessa o caráter irrevogável da sua decisão, interveio com um juramento. 18Assim, por meio de dois atos irrevogáveis, nos quais não pode haver mentira por parte de Deus, encontramos profunda consolação, nós que tudo deixamos para conseguir a esperança proposta. 19A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário, 20onde Jesus entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno na ordem de Melquisedeque.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Salmo

Salmo 110 (111)

– O Senhor se lembra sempre da aliança.

– Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

– O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua aliança.

– Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2, 23-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito, para que conheçais a esperança reservada para vós como herança! (Ef 1,17s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

23Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do homem é senhor também do sábado”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Os fariseus estavam muito preocupados com muitas coisas que eram distorções da lei de Deus. O Terceiro Mandamento nos chama a “Santificar o Dia do Senhor”. Além disso, lemos em Êxodo 20:8–10 que não devemos trabalhar no sábado, mas usar esse dia para descansar. A partir desse mandamento, os fariseus desenvolveram extensos comentários sobre o que era permitido e o que era proibido fazer no sábado. Eles determinaram que colher as espigas de grãos era uma das ações proibidas.

Em muitos países hoje, o descanso sabático praticamente desapareceu. Infelizmente, o domingo raramente é reservado para um dia de adoração e descanso com a família e amigos. Por essa razão, essa condenação hipercrítica dos discípulos pelos fariseus é difícil de se relacionar. A questão espiritual mais profunda parece ser a abordagem hiper “crítica” adotada pelos fariseus. Eles não estavam tão preocupados em honrar a Deus no sábado quanto estavam interessados ​​em julgar e condenar. E embora seja raro hoje em dia encontrar pessoas excessivamente escrupulosas e minuciosas sobre o descanso sabático, muitas vezes é fácil descobrir que nos tornamos meticulosos sobre muitas outras coisas na vida.

Considere sua família e aqueles que estão mais próximos de você. Existem coisas que eles fazem e hábitos que formaram que o levam a criticá-los constantemente? Às vezes, criticamos os outros por ações que são claramente contrárias às leis de Deus. Em momentos diferentes, criticamos os outros por causa de algum exagero de fato de nossa parte. Embora seja importante falar com caridade contra as violações da lei externa de Deus, devemos ter muito cuidado para não nos colocarmos como juiz e júri de outros, especialmente quando nossa crítica é baseada em uma distorção da verdade ou um exagero de algo menor. Em outras palavras, devemos ter cuidado para não nos tornarmos meticulosos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre qualquer tendência que você tenha em seus relacionamentos com as pessoas mais próximas de ser excessivo e distorcido em suas críticas. Você fica obcecado com as aparentes falhas menores dos outros regularmente? Tente se afastar das críticas hoje e renove, em vez disso, sua prática de misericórdia para com todos. Se fizer isso, você pode realmente descobrir que seus julgamentos sobre os outros não refletem totalmente a verdade da lei de Deus.

Oração do Dia

Meu misericordioso Juiz, dê-me um coração de compaixão e misericórdia para com todos. Remova de meu coração todo julgamento e crítica. Deixo todo o julgamento para Ti, querido Senhor, e procuro apenas ser um instrumento de seu amor e misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *