Liturgia Diária – 25ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (25/09/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 25 de setembro de 2023.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Oração aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Esdras 1, 1-6

Início do Livro de Esdras:

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 2’Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém’. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda a espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 125 (126)

– Maravilhas fez conosco o Senhor!

– Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Entre os gentios se dizia: ‘Maravilhas fez com eles o Senhor!’ Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

– Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

– Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 16-18

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celestes! (Mt 5,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você tem muito? Ou pouco? Segundo as palavras de Jesus, se você tem muito, receberá muito mais; mas se você tiver pouco, perderá até o que tem. Isso parece justo?

É claro que nosso Senhor não está falando em termos mundanos. Ele não está dizendo que se você tiver muito dinheiro, ganhará mais, ou que se for pobre, ficará mais pobre. Em vez disso, Jesus está falando sobre a graça que vem da compreensão de Sua santa Palavra. Observe que a passagem acima começa dizendo: “Cuide, então, de como você ouve”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

“Ouvir” a Palavra de Deus implica que você realmente receba o que Jesus ensina. Ouvir não é apenas ouvir as palavras ditas com os ouvidos. Um dos primeiros Padres da Igreja, São Beda, explica que ouvir verdadeiramente a Palavra de Deus com as nossas mentes leva-nos a amar essa Palavra, e amar a Palavra leva à compreensão. Isto não é conseguido apenas por um exercício intelectual, como se os nossos dons naturais fossem o principal meio pelo qual compreendemos tudo o que Jesus ensina. Pelo contrário, vem através do conhecimento espiritual obtido pelo dom sobrenatural do Espírito que nos ensina todas as coisas.

Se você deseja “mais” compreensão dos mistérios de Deus, então comprometa-se a envolver as Sagradas Escrituras com sua mente. Leia as Escrituras, pondere-as e ore com elas. É fácil esquecer que a Palavra de Deus é uma Palavra Viva. Isso significa que quando mergulhamos nas Escrituras em espírito de oração, encontramos o próprio Deus em espírito de oração. Deus está vivo em Sua santa Palavra. Nós O encontramos pessoalmente, e isso acontece apenas por uma graça especial que devemos estar abertos para receber.

O aspecto bonito deste ensinamento de Jesus é que quanto mais compreendermos a Sua Palavra através desta graça, mais mergulharemos nela, e ela continuará a crescer dentro de nós. Se, no entanto, dedicarmos pouco tempo ao envolvimento da Palavra de Deus em oração, começaremos a “esquecer”, por assim dizer, as profundezas espirituais da sabedoria de Deus. Perderemos o pouco entendimento que temos e quando isso acontecer, estaremos propensos a nos envolver e aceitar as muitas confusões e enganos que vivem em nosso mundo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita hoje sobre sua prática de meditar nas Escrituras em espírito de oração. Se esta não for sua prática atual, decida fazê-la assim. Talvez comece com um dos Evangelhos e comprometa-se a lê-lo em espírito de oração, pouco a pouco, todos os dias. O objetivo não é ler os livros da Bíblia. O objetivo é entrar em cada livro. Cada capítulo e cada linha nos fornecem uma profundidade de visão e compreensão espiritual que estão apenas esperando para serem dados e recebidos. Comprometa-se com esta prática sagrada e você ficará surpreso com as riquezas espirituais que nosso Senhor lhe concede.

Oração do Dia

Palavra Viva de Deus, meu Senhor e meu Rei, agradeço-Te pela forma como Tu vem a mim e a todos os Teus filhos através da Tua Palavra escrita. Encha-me com amor por essa Palavra para que eu diariamente envolva minha mente nas verdades profundas reveladas nela. Que eu possa conhecê-lo, querido Senhor, e crescer na compreensão de quem Tu és e do que deseja me revelar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *