Liturgia Diária – 26ª Semana do Tempo Comum, São Jerônimo, Sexta-feira (30/09/2022)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de 26ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 30 de setembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jó 38,1.12-21; 40, 3-5

Leitura do Livro de Jó:

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores? 14A terra torna argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 15mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde. 16Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? 17Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? 18Examinaste a extensão da Terra? Conta-me, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 20Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos! 40,3Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 4’Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

– Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

– Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.

– Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

– Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 13-16

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus: 13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus faz uma conexão tripla nesta passagem. Ele conecta você a Ele e Ele mesmo ao Pai. Assim, quando você está agindo como um verdadeiro instrumento do Senhor, e outro ouve ou rejeita o que você traz para eles, então eles estão ouvindo ou rejeitando não apenas você, mas também nosso Senhor e Pai Celestial.

Uma coisa que isso revela é a incrível responsabilidade que todos temos de levar o amor e a misericórdia do Pai Celestial àqueles que encontramos todos os dias. Somos capazes de ser verdadeiros instrumentos de Deus. Ao fazer uma conexão tão forte entre nós, Ele mesmo e o Pai Celestial, Jesus está elevando nossa dignidade humana a um nível incrível.

Esta passagem também revela o fato de que outros agirão como instrumentos de Deus para nós. Isso é importante entender porque Jesus é muito claro. Se alguém vem até nós, age em nome de Cristo, e nós rejeitamos essa pessoa, então estamos na verdade rejeitando o Pai Celestial. Isso deve nos levar a fazer uma pausa e estar seriamente atentos à maneira como tratamos os outros. Devemos estar especialmente conscientes do fato de que os outros têm grande potencial para serem instrumentos de Deus para nós. O Senhor fala através deles de várias maneiras.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflita, hoje, sobre essas revelações. Reflita sobre o grande dom que é atuar como instrumento do Pai Celestial. Este é um dever sagrado e um profundo privilégio que não devemos desprezar. Procure também maneiras pelas quais o Pai fala com você através de outros. Quando Ele falar, dê a Ele toda a sua atenção e seja grato por aqueles que agem como esses instrumentos do amor de Deus.

Oração do Dia

Senhor, eu Te agradeço pela honra e privilégio de servir como instrumento de Tua santa voz. Que eu sempre busque abraçar este chamado com fé e sinceridade. Que eu também esteja aberto a todas as maneiras pelas quais você fala comigo através dos outros. Dá-me a humildade que preciso para ouvir a Tua voz através deles. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *