Liturgia Diária – 26º Domingo do Tempo Comum (29/09/2024)
Liturgia Diária de Domingo, 29 de setembro de 2024.
Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Nm 11,25-29 ou Ap 12,7-12a)
Leitura do Livro dos Números
Naqueles dias, 25 o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. 26 Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista, mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. 27 Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. 28 Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” 29 Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 18 (19)
— A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração.
— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
— E vosso servo, instruído por elas, se empenha em guardá-las. Mas quem pode perceber suas faltas? Perdoai as que não vejo!
— E preservai o vosso servo do orgulho: não domine sobre mim! E assim puro, eu serei preservado dos delitos mais perversos.
2ª Leitura
Segunda Leitura (Tg 5,1-6)
Leitura da Carta de São Tiago
E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2 Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3 Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4 Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5 Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6 Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vossa palavra é verdade, orienta e dá vigor; na verdade santifica vosso povo, ó Senhor!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38 João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39 Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40 Quem não é contra nós é a nosso favor. 41 Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Às vezes precisamos acordar para o horror do pecado. O pecado, e somente o pecado, é capaz de mandar você para o inferno. O inferno é real, e ir para lá pela eternidade é uma possibilidade real. Portanto, devemos fazer o que for necessário para evitar essa terrível possibilidade. Este ensinamento de Jesus pode não ser, a princípio, considerado um dos Seus ensinamentos mais inspiradores, mas deveria ser. Não é inspirador no sentido de que é bastante gráfico. Mas é muito inspirador no sentido de que tem o potencial de nos motivar a agir.
Você está motivado a fazer tudo o que puder para evitar o pecado? Você chegaria ao ponto de cortar a mão ou o pé e arrancar o olho para evitar o pecado? Em primeiro lugar, isto não deve ser visto como uma ordem literal em que Jesus nos diz para nos mutilarmos. Mas foi Ele quem escolheu essa linguagem gráfica. Portanto, não devemos deixar de ponderar sobre essas imagens em oração, para ver mais claramente as coisas que nos levam ao pecado. Quando os vemos, devemos dar um passo radical para eliminá-los completamente de nossas vidas.
Muitos dos Padres da Igreja dizem que as mãos, os pés e os olhos neste ensinamento referem-se aos nossos amigos. Assim como uma mão, um pé e um olho são bons por si só, os amigos também o são. Fomos feitos para a amizade com Deus e com os outros. No entanto, nem toda amizade nos ajuda a nos aproximar de Deus. Portanto, quando um amigo terreno se torna fonte de pecado, devemos eliminar essa amizade.
Amizade é diferente de caridade. Devemos caridade a todas as pessoas, mesmo às mais pecadoras. Mas agir com caridade para com os outros é diferente de ser amigo deles. Ser amigo implica dar e receber mútuos. E embora devamos sempre dar de nós mesmos aos outros, nem sempre devemos receber deles quando o que eles têm a oferecer é um convite ao pecado. É assim que “cortamos” e “arrancamos”. Quando outra pessoa tenta se relacionar conosco de tal maneira que nos leva ao pecado, devemos levar essa tentação muito a sério e rejeitá-la com muito vigor.
As mãos, os pés e os olhos neste ensinamento também representam todas as situações da vida que nos tentam a pecar. Por exemplo, considere os bens materiais. Se comprar um carro, uma casa ou um aparelho eletrônico muito caro o tenta a se tornar mais materialista, evite comprá-lo. As pessoas são atraídas por coisas boas. Mas será que possuir coisas boas ajuda sua alma a se tornar santa? Alguém poderia argumentar que eles podem ter coisas boas e, ao mesmo tempo, permanecer espiritualmente desapegados delas. Mas isso é difícil de viver. Quanto mais luxuosos forem os nossos bens materiais, mais tentados seremos a confiar neles para a nossa felicidade. Portanto, escolher viver com simplicidade é quase sempre melhor para a alma do que escolher viver no luxo. Este ensinamento também se aplica a qualquer outra coisa que possa se tornar uma fonte de tentação.
Reflita hoje sobre as coisas ou pessoas em sua vida que se tornaram uma ocasião de pecado para você. Não se engane acreditando que você pode lidar com a tentação. Se você tem alguma fonte de tentação contínua em sua vida, precisa eliminá-la. Reflita sobre este ensinamento muito explícito de Jesus e tente aplicá-lo à sua vida. Identifique aquelas coisas que o levam ao pecado e elimine-as com muita determinação.
Oração do Dia
Meu Senhor radical, Tu chamas todos os Seus filhos para uma vida de santidade e perfeição. Por favor, ajude-me a levar a sério Seus ensinamentos para eliminar todas as ocasiões de pecado da minha vida. Que eu tenha olhos para ver essas tentações e coragem para rejeitá-las com todas as minhas forças. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários