Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (08/03/2024)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 8 de março de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Oseias 14,2-10

Leitura da profecia de Oseias:

Assim fala o Senhor Deus: 2″Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo mal e aceita este bem que oferecemos, o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais deuses nossos a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia’. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e por eles andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 80

– Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

– Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

– De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.

– Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

– Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos! Eu lhe daria de comer a flor do trigo e com o mel que sai da rocha o fartaria”.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12, 28-34

– Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

– Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 28um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da lei disse a Jesus: “Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Por que você escolheria algo menos do que amar o Senhor seu Deus com TODO o seu coração, com TODA a sua alma, com TODA a sua mente e com TODA a sua força? Por que você escolheria algo menos? É claro que escolhemos muitas outras coisas para amar na vida, embora Jesus seja claro com esse mandamento.

A verdade é que a única maneira de amar os outros, e até de amar a nós mesmos, é escolher amar a Deus com TUDO que somos. Deus deve ser o único foco do nosso amor. Mas o que é surpreendente é que quanto mais fazemos isso, mais percebemos que o amor que temos em nossas vidas é o tipo de amor que transborda em superabundância. E é esse amor transbordante de Deus que então se derrama sobre os outros.

Por outro lado, se tentarmos dividir os nossos amores pelo nosso próprio esforço, dando a Deus apenas parte do nosso coração, alma, mente e força, então o amor que temos por Deus não poderá crescer e transbordar da maneira que Deus deseja. Limitamos a nossa capacidade de amar e caímos no egoísmo. O amor de Deus é um presente verdadeiramente surpreendente quando é total e envolvente.

Vale a pena ponderar e examinar cada uma dessas partes de nossas vidas. Pense no seu coração e em como você é chamado a amar a Deus com o coração. E como isso difere de amar a Deus com a alma? Talvez seu coração esteja mais focado em seus sentimentos, emoções e compaixão. Talvez sua alma seja de natureza mais espiritual. Sua mente ama a Deus quanto mais sonda a profundidade de Sua Verdade, e sua força é sua paixão e motivação na vida. Independentemente de como você entende as diversas partes do seu ser, a chave é que cada parte deve amar a Deus em plenitude.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita hoje sobre o belo mandamento de nosso Senhor. É um mandamento de amor, e nos é dado não tanto pelo amor de Deus, mas pelo nosso. Deus quer nos encher até transbordar amor. Por que escolheríamos algo menos?

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, Seu amor por mim é infinito e perfeito em todos os sentidos. Oro para que eu aprenda a amar Ti com cada fibra do meu ser, sem reter nada, e a crescer cada dia mais profundamente em meu amor por Ti. À medida que cresço nesse amor, agradeço-lhe pela natureza transbordante desse amor e oro para que esse amor seu flua nos corações das pessoas ao meu redor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *