Liturgia Diária – 3ª Semana do Advento, Quarta-feira (20/12/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 20 de dezembro de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 7, 10-14

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Naqueles dias: 10O Senhor falou com Acaz, dizendo: 11’Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu’. 12Mas Acaz respondeu: ‘Não pedirei nem tentarei o Senhor’. 13Disse o profeta: ‘Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 23 (24)

– O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

– Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

– ‘Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?’ ‘Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

– Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador’. ‘É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face’.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 26-38

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Ó chave de Davi, que abre as portas do reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sábado (24/02/2024)

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. 34Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ 35O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível’. 38Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Tente deixar de lado tudo o que você sabe sobre Jesus e simplesmente pondere estas palavras do Arcanjo Gabriel como se as ouvisse como nossa Mãe Santíssima fez pela primeira vez. Disseram-lhe que teria um filho, embora não tivesse tido relações com nenhum homem. Foi-lhe dito que esta gravidez aconteceria pela influência do Espírito Santo. E foi-lhe dito que seu filho seria o Filho de Deus. O que Maria deveria pensar sobre essas incríveis revelações dadas a ela por este glorioso Arcanjo?

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

A pessoa comum provavelmente concluiria que se tratava de algum tipo de alucinação e que o que estava vendo e ouvindo era resultado de algum distúrbio psicológico temporário. Talvez ela estivesse sonhando? Ou talvez tenha sido algo que ela ingeriu sem saber que levou a essa experiência?

Mas a nossa Mãe Santíssima não era uma pessoa comum e não tinha uma mente comum. Sua mente estava perfeitamente aguçada devido à sua natureza imaculada. E sua mente estava continuamente “cheia de graça”, como Gabriel disse ao cumprimentá-la. Ela conhecia a voz de Deus e sabia que este Arcanjo estava lhe falando uma mensagem do alto. Como resultado, ela ouviu, aceitou, acreditou e consentiu.

Também podemos concluir que Maria fez ainda mais do que apenas consentir. O amor que ela tinha por Deus e por Sua vontade teria sido tão forte que ela teria sido preenchida com um desejo imediato e ardente de cumprir esta ordem do Arcanjo. Ela teria ficado cheia de um desejo santo de fazer tudo o que pudesse para realizar esse chamado milagroso que havia recebido. E esta vocação teria se tornado imediatamente o propósito central de sua vida.

Embora nenhum de nós tenha recebido a vocação única e gloriosa que foi dada à nossa Mãe Santíssima, todos nós certamente recebemos uma missão de Deus. Às vezes ouvimos e consideramos isso. Às vezes escolhemos abraçá-lo. Mas o ideal é que imitemos a nossa Mãe Santíssima e corramos para ela. Não devemos apenas estar abertos. Não devemos apenas nos submeter. Devemos também permitir que cada desejo dentro da nossa alma, cada paixão que temos e cada anseio dentro de nós trabalhem para o cumprimento da vontade de Deus.

O que é que Deus está chamando você para fazer na vida? Qual é o seu propósito? Qual a sua missão? Se você tem dificuldade em responder a essas perguntas, então talvez comece orando pelo desejo santo, profundo e que tudo consome, de realizar aquilo que Deus escolheu para você. Se tudo o que você deseja é o cumprimento da vontade de Deus, então, quando Deus lhe revelar Sua vontade, você será capaz de realizá-la com mais facilidade e rapidez.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

Reflita hoje sobre a missão única que Deus lhe deu. Tudo o que Ele chamou você para fazer em sua vida é um chamado dado apenas a você. Não fuja disso. Não aceite isso com relutância. Em vez disso, corra para isso com todo o seu ser e permita que Deus faça grandes coisas através de você.

Oração do Dia

Santíssimo Senhor, sei que tens um plano perfeito para minha vida. Eu sei que você me deu uma missão que não foi dada a mais ninguém. Por favor, inunde minha alma com um desejo santo de cumprir plenamente a Sua vontade e fazê-lo com o mais fervoroso compromisso e força. Eu também sou um servo teu, ó Senhor; faça-se em mim segundo a tua vontade. Mãe Maria, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.