Liturgia Diária – 4ª Semana Comum, Quinta-feira (03/02) – São Brás

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Rs 2,1-4.10-12)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel”’.

10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente estabelecido.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (1Cr 29,10-12)

— Dominais todos os povos, ó Senhor.

— Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai. Desde sempre e por toda a eternidade!

— A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

— A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! Toda glória e riqueza vêm de vós!

— Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontram a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 6,7-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.

9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”

12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A primeira coisa que vale a pena destacar nesta passagem é que Jesus “convocou” os Doze. Isso significa que Ele os trouxe para Si mesmo. Claro, podemos ler isso simplesmente significando que Ele, em certo sentido, convocou uma reunião com eles. Mas devemos olhar mais fundo. Devemos ver nesta convocação o fato de que Jesus não estava apenas convocando uma reunião, mas sim, Ele os estava atraindo para Sua própria pessoa. Neste ato de convocação, os Apóstolos estavam pessoalmente encontrando Jesus, recebendo Sua graça e poder, e sendo transformados.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

De lá, Ele os enviou dois a dois. Isso também é significativo. Jesus conhece nossa fraqueza humana. Ele sabe que sozinhos provavelmente falharemos, mas com o apoio cristão de outro somos grandemente fortalecidos. Isso ocorre porque a missão de Jesus não é apenas algo que fazemos por nós mesmos, é algo comunitário também. Cada um de nós é uma peça em Sua missão. No entanto, para cumprir essa missão, precisamos do amor e apoio dos outros. Precisamos ir dois a dois para a batalha.

Então, o que dizer dessa autoridade que Jesus lhes deu? Muitas vezes não é apreciado pelo que é. Jesus quer muito nos dar autoridade sobre o maligno e seus asseclas, pois eles são muito mais poderosos do que nós. Então, se quisermos ter uma chance na batalha, precisamos da autoridade de Jesus. Este não é apenas um poder sobrenatural para expulsar demônios; em vez disso, é muito mais extenso. Então, o que é essa autoridade e como a exercemos?

Primeiro, é o poder da verdadeira caridade cristã. A caridade, ou amor, subjuga o maligno e o torna impotente em nossas vidas. Abnegação, sacrifício, humildade, fé, verdade, etc., estão entre as armas mais poderosas em nossa batalha. O maligno não sabe o que fazer com isso. Não precisamos necessariamente nos envolver em algum tipo de guerra espiritual dramática para lutar. Simplesmente ame a Deus e viva esse amor em sua vida diária e você, em certo sentido, estará expulsando demônios a torto e a direito! Teremos a vitória em nossa vida cristã porque Deus cuidará de todo o resto. É a Sua missão e Ele é quem nos convoca e nos envia. Portanto, não tenha medo de seguir Sua liderança!

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Reflita, hoje, sobre este processo de três etapas que Jesus inicia com Seus Apóstolos e saiba que Ele deseja o mesmo com você: 1) Ele te chama, diariamente, para Si mesmo; 2) Ele te envia para levar o Seu amor aos outros; 3) Ele lhe dá a autoridade e o poder que você precisa para cumprir a Sua vontade. Esteja aberto a este processo e nosso Senhor o usará abundantemente.

Oração do Dia

Meu Senhor convocador, dê-me o amor, a coragem e a força de que preciso para viver Seu plano divino. Eu ouço Você me chamando e eu escolho responder com generosidade. Aceito de bom grado a autoridade dessa graça em minha vida para que você possa realizar tudo o que deseja. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *