Liturgia Diária – São Tiago Maior Apóstolo e Evangelizador, Segunda-feira (25/07/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 17ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 25 de julho de 2022.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (2 Coríntios 4,7-15)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 4 7 temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós.

8 Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos.

9 Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos.

10 Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.

11 Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal.

12 Assim em nós opera a morte, e em vós a vida.

13 Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: “Eu cri, por isto falei”, também nós cremos, e por isso falamos.

14 Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco.

15 E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus.

Palavra do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

Salmo

Salmo Responsorial 125/126

Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.

– Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,

parecíamos sonhar;

encheu-se de sorriso nossa boca,

nossos lábios, de canções.

– Entre os gentios se dizia: “Maravilhas

fez com eles o Senhor!”

Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,

exultemos de alegria!

– Mudai a nossa sorte, ó Senhor,

como torrentes no deserto.

Os que lançam as sementes entre lágrimas

ceifarão com alegria.

– Chorando de tristeza sairão,

espalhando suas sementes;

cantando de alegria voltarão,

carregando os seus feixes!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 20,20-28)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 20 20 aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica.

21 Perguntou-lhe ele: “Que queres?” Ela respondeu: “Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22 Jesus disse: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?” “Sim”, disseram-lhe.

23 “De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou”.

24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade.

26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo.

27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo.

28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta foi uma repreensão muito gentil de Jesus. A mãe de Tiago e João pediu um favor a Jesus. Ela queria que seus filhos se sentassem à Sua direita e à Sua esquerda em Seu Reino. Jesus gentilmente disse: “Você não sabe o que está pedindo” e então passou a falar a passagem acima.

“Você não sabe o que está pedindo.” Por que Jesus disse isso? Em parte, é porque o caminho para a glória, isto é, o caminho para sentar-se à Sua direita e esquerda no Reino, é o caminho da Cruz. É o caminho de abraçar livremente os sofrimentos da Cruz com Jesus. Não é possível entrar em Sua glória sem primeiro andar com Ele através de Sua morte.

Então Ele pergunta a esses Apóstolos: “Vocês podem beber o cálice que eu vou beber?” Em outras palavras, você pode abraçar minha Cruz? Você pode abraçar meu sofrimento? Você pode caminhar comigo através do meu sacrifício final e participar desse sacrifício também oferecendo suas vidas?

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Os Apóstolos afirmam que eles podem e, de fato, eles eventualmente seguem Jesus em Seu sacrifício, dando-se completamente aos outros.

Você pode beber esse cálice? Você pode aceitar voluntariamente a Cruz em sua vida? Você pode suportar dificuldades, sacrifícios e, talvez, até perseguição por ser um seguidor de Jesus? Você pode andar com Ele através de Seu sofrimento? Se a resposta for “Sim”, então você compartilhará da Sua glória. Talvez essa glória não seja sentar-se à Sua direita e esquerda, mas será uma glória além da sua imaginação. Vale a pena e é um convite que você nunca vai se arrepender de aceitar.

Oração do Dia

Senhor, eu desejo beber o cálice que Você bebeu. Desejo receber Teu Precioso Corpo e Sangue e nesse acolhimento receber a força e a graça que preciso para Te seguir em Teus sofrimentos. Enquanto te sigo em Teus sofrimentos, ajuda-me também a compartilhar de Tua glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.