Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (09/10/2022)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 28º Domingo do Tempo Comum, 9 de outubro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Reis 5,14-17

Leitura do Segundo Livro dos Reis:

Naqueles dias: 14Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: ‘Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo’. 16Eliseu respondeu: ‘Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei’. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa. 17Naamã disse estão: ‘Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 97 (98)

O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; arecordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

– Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (15/04/2024)

2ª Leitura

Segunda leitura: Timóteo 2, 8-13

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

Caríssimo: 8Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Saiba mais: Você sabe tudo sobre a Bíblia? Conheça a plataforma de Formação Católica

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,11-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus (1Ts 5,18)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!’ 14Ao vê-los, Jesus disse: ‘Ide apresentar-vos aos sacerdotes.’ Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: ‘Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?’ 19E disse-lhe: ‘Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Essas palavras foram ditas por Jesus depois que Ele curou dez leprosos e apenas um deles, um estrangeiro, voltou a Jesus para agradecer. Dez foram curados fisicamente de sua lepra, mas apenas um recebeu uma cura muito mais profunda. Ao retornar a Jesus com um coração agradecido, Jesus disse a este leproso: “Levante-se e vá; a tua fé te salvou” (Lucas 17:19).

Somente este leproso, aquele que voltou com o coração agradecido, ouviu nosso Senhor dizer estas palavras: “Tua fé te salvou”. Isso revela que a gratidão a Deus não é apenas nosso dever, mas também traz bênçãos manifestas em nossas vidas. Quando sinceramente agradecemos a Deus por tudo o que Ele fez, estamos manifestando grande fé em Deus como resultado. Estamos apontando para Ele e Sua bondade como a fonte de nossas bênçãos e é preciso fé para ver isso e professá-lo.

Por que você precisa crescer em gratidão em sua vida? O que é que você pode tomar como certo e falhou em retornar adequadamente a Deus e agradecer a Ele? A verdade é que tudo na vida é uma dádiva. Tudo. Mesmo as lutas que você enfrenta podem ser transformadas em bênçãos. Na verdade, foi exatamente isso que aconteceu nesta história. O terrível sofrimento da lepra foi transformado em graça de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo da Páscoa (14/04/2024)

Reflita, hoje, sobre tudo o que Deus fez por você. Ore para que você entenda todas as inúmeras maneiras pelas quais Deus agracia sua vida. Ao vê-los, pondere sobre essas bênçãos, conte-as e seja grato por elas. E dessa gratidão, devolva um alegre agradecimento a Deus. Nesse ato, sua fé também o salvará.

Aviso: Ela está de volta! Plataforma de Cursos Católicos no estilo “Netflix”

Oração do Dia

Senhor, eu Te agradeço pelas inúmeras bênçãos que Tu me concedeste ao longo da minha vida. Eu te agradeço pelas maneiras pelas quais você me agraciou, me guiou e me curou. Ajude-me a ver claramente tudo o que Você fez e continua a fazer por mim. Ao ver essas bênçãos, ajude-me a expressar diariamente minha gratidão pela fé. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *