Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (23/10/2024)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária de Quarta-feira, 23 de outubro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ef 3,2-12)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos, 2 se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3 como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5 Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6 os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7 Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício do seu poder. 8 Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9 e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10 Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11 de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12 Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. cf. 3)

— Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Memória - Terça-feira (21/01/2025)

— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 12, 39-48)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39 “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41 Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42 E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (23/01/2025)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras de Jesus deveriam fazer-nos sentar e prestar atenção. Esta parábola, seguida pelo resto do Evangelho de hoje, exorta-nos a estar sempre preparados para o nosso julgamento particular no final da nossa vida terrena. Há vários motivos pelos quais essas palavras devem ser levadas em conta.

Em primeiro lugar, a razão óbvia é que a vida de qualquer um de nós pode acabar a qualquer momento. Basta recordar várias tragédias em que pessoas morreram subitamente devido a um acidente de automóvel ou por qualquer outra razão inesperada. Além disso, realmente haverá um momento específico em que nosso Senhor retornará à terra para o Julgamento Final. Esse momento acontecerá em um instante, sem qualquer aviso. É fácil presumir que este fim do mundo, quando o nosso Senhor “vier para julgar os vivos e os mortos”, não acontecerá durante centenas ou talvez até milhares de anos. Mas a verdade é que pode acontecer a qualquer momento, quando quem está vivo menos espera.

Dito isto, há outra razão importante para estarmos sempre preparados e prontos para encontrar nosso Senhor para nosso julgamento particular. Embora o nosso julgamento particular ocorra de forma definitiva no final da nossa vida, quando virmos o Senhor face a face, também O encontramos todos os dias, o dia todo, recebendo recompensas diárias pela nossa fidelidade ou julgamento pelos nossos pecados. É útil ver esta “hora que você não espera” como cada momento de cada dia. Se você conseguir viver todos os dias com essa expectativa contínua de que nosso Senhor está vindo até você hoje, então cada momento poderá ser transformado em um momento de muita graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (22/01/2025)

Pense no seu dia hoje. Deus quer vir até você, inspirá-lo e levá-lo a cumprir Sua santa missão hoje? Na verdade, Ele faz. Ele tem uma missão específica para você hoje que não estará lá amanhã. Ele quer que você esteja ciente de Sua presença agora mesmo para que possa responder a Ele com muita generosidade.

Reflita hoje sobre a importância de estar sempre vigilante e atento à presença de Deus em sua vida. Ele deseja falar-vos, dia e noite, para vos guiar para uma vida de verdadeira santidade. Se você conseguir desenvolver o hábito de estar atento às Suas vindas contínuas, então estará verdadeiramente preparado para a vinda final quando encontrar nosso Senhor face a face.

Oração do Dia

Meu sempre presente Senhor, você vem até mim dia e noite, falando comigo, me inspirando e me guiando. Por favor, encha-me com o dom da santa vigilância para que eu esteja sempre preparado para encontrar-te e ouvir a tua santa voz. Que eu aprenda a criar o hábito de responder sempre a Ti. E que eu esteja especialmente preparado para aquele momento glorioso em que sou abençoado por ver-Te face a face. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.

A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.