Liturgia Diária – 3ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (27/01/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 3ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Hebreus 10, 32-39

Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos: 32Lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33És vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados. 34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele.’ 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 36 (37)

– A salvação de quem é justo, vem de Deus!

– Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

– Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

– É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4, 26-34

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo: 26Jesus disse à multidão: ‘O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou’. 30E Jesus continuou: ‘Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra’. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

É lindo refletir como a Palavra de Deus muda a vida das pessoas. Esta curta passagem acima faz uma analogia entre o compartilhamento da Palavra de Deus e o plantio da semente. O semeador sai e espalha a semente no solo e então observa como aquela semente cresce e se torna uma planta frutífera. A linha misteriosa afirma “ele não sabe como”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Assim é com a Palavra de Deus. Quando essa Palavra é recebida por outra pessoa, somos abençoados por poder ficar para trás e observar enquanto essa Palavra se enraíza e transforma suas vidas. Claro, às vezes podemos semear a Palavra e ela não cria raízes. Isso se deve à dureza do coração do outro ou à maneira como semeamos. Mas quando a semente da Palavra de Deus cria raízes, devemos admirar como Deus trabalha naquela alma.

Pense sobre esta realidade em sua própria vida. Como você recebeu pela primeira vez a boa semente da palavra de Deus? Talvez tenha sido por meio de um sermão, um retiro, a leitura das Escrituras, um livro ou o testemunho de outro. Pense em como você recebeu a Palavra de Deus pela primeira vez em sua vida e que efeito isso teve sobre você.

Uma vez que a Palavra de Deus se enraíza na alma, é uma prática sagrada “levantar-se noite e dia” para observar esta semente enquanto ela cresce. Especificamente, devemos nos deixar surpreender pela maneira misteriosa como uma vida é mudada, seja a sua própria vida ou a vida de outra pessoa. É inspirador observar a alma de uma pessoa que começa a erradicar o pecado, a buscar a virtude, a estabelecer uma vida de oração e a crescer no amor de Deus.

Se isso é algo com o qual você acha difícil se relacionar, então talvez seja hora de permitir que a semente da Palavra de Deus caia suave e profundamente no solo fértil de sua própria alma ou procurar em oração maneiras pelas quais Deus deseja usar você a semear essa semente no coração do outro. Fazer isso requer muita abertura para a operação do Espírito Santo. Exige que deixemos que Deus nos inspire para sabermos como podemos cooperar com a sua mão na evangelização.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre o “mistério” de uma alma que passa por este processo de mudança e crescimento espiritual. Se você achar difícil encontrar tal exemplo para ponderar, volte-se para a vida dos santos. Os santos estão entre as maiores testemunhas daqueles que permitiram que a Palavra de Deus penetrasse profundamente em suas vidas para que se tornassem novas criaturas, transformadas pela graça de Deus. Reflita sobre esse testemunho transformador e permita-se ser levado à gratidão e ao assombro enquanto o faz.

Oração do Dia

Meu Senhor transformador, agradeço a maneira como você semeou a semente de sua santa Palavra em minha própria vida. Agradeço-te pela forma como me transformaste, libertaste-me do pecado e colocaste-me no caminho da santidade. Use-me, querido Senhor, para semear essa semente na vida de outras pessoas e encha-me de admiração ao testemunhar Sua mão misericordiosa em ação. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *