Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (21/10/2022)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 29ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 21 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia, Salmo e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ef 4,1-6)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 23(24)

É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.

— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 12,54-59)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você sabe interpretar o tempo presente? É importante para nós, como seguidores de Cristo, sermos capazes de olhar honestamente para nossas culturas, sociedades e mundo como um todo e interpretá-los com honestidade e precisão. Precisamos ser capazes de discernir a bondade e a presença de Deus em nosso mundo e precisamos também ser capazes de identificar e interpretar as obras do maligno em nosso tempo presente. Quão bem você faz isso?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Uma das táticas do maligno é o uso de manipulação e mentiras. O maligno procura nos confundir de inúmeras maneiras. Essas mentiras podem vir da mídia, de nossos líderes políticos e, às vezes, até de alguns líderes religiosos. O maligno adora quando há divisão e desordem de todo tipo.

Então, o que fazemos se queremos ser capazes de “interpretar o tempo presente?” Devemos comprometer-nos de todo o coração com a Verdade. Devemos buscar Jesus acima de todas as coisas através da oração e permitir que Sua presença em nossas vidas nos ajude a separar o que é Dele e o que não é.

Nossas sociedades nos apresentam inúmeras escolhas morais, então podemos nos encontrar sendo atraídos aqui e ali. Podemos descobrir que nossas mentes são desafiadas e, às vezes, até mesmo as verdades mais básicas da humanidade são atacadas e distorcidas. Tomemos, por exemplo, o aborto, a eutanásia e o casamento tradicional. Esses ensinamentos morais de nossa fé estão continuamente sob ataque nas várias culturas do nosso mundo. A própria dignidade da pessoa humana e a dignidade da família como Deus a designou são postas em questão e diretamente desafiadas. Outro exemplo de confusão em nosso mundo hoje é o amor ao dinheiro. Tantas pessoas são apanhadas no desejo de riqueza material e foram atraídas para a mentira de que este é o caminho para a felicidade. Interpretar o tempo presente significa ver através de toda e qualquer confusão de nossos dias e épocas. Significa que vemos os erros culturais e morais pelo que são.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Reflita, hoje, se você está ou não disposto e capaz de deixar o Espírito Santo cortar a confusão tão manifestamente presente ao nosso redor. Você está pronto para permitir que o Espírito Santo da Verdade penetre em sua mente e o conduza a toda a verdade? Buscar a verdade em nosso tempo presente é a única maneira de sobreviver aos muitos erros e confusões lançados sobre nós todos os dias.

Oração do Dia

Senhor da Verdade, ajuda-me a interpretar o tempo presente e a ver os erros alimentados ao nosso redor, bem como a Tua bondade manifestada de tantas maneiras. Dá-me coragem e sabedoria para que eu rejeite o mal e busque o que vem de Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *